Você está aqui:

27.7.2017 – 10:17

Reconhecimento essencial para a arte produzida pelos negros brasileiros, a 4ª edição do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras será realizada na próxima segunda-feira (31), no Teatro Rival Petrobras, no Rio de Janeiro, a partir das 19h. A iniciativa destaca trabalhos nas áreas de música e artes cênicas, além de oferecer um prêmio especial em preservação e difusão do Patrimônio Cultural e Histórico. A premiação é realizada pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon), entidade sem fins lucrativos que realiza projetos para difusão cultural e combate à discriminação, tem patrocínio da Petrobras e apoio do Ministério da Cultura (MinC) e da Fundação Cultural Palmares. premio-afro-interna

O Prêmio tem como objetivo atender as expressões da estética negra, seus artistas e produtores que defendem o valor dessa cultura nos palcos, nas ruas, nas galerias, nas telas de TV e do cinema, nos livros e no imaginário brasileiro. Este ano, será apresentado no formato do espetáculo Cabaré dos Nossos Sonhos, concebido pelo diretor artístico, roteirista e dramaturgo baiano Elísio Lopes Jr. Ele é uma das revelações dos últimos anos. Já dividiu com Ivete Sangalo a direção artística de um DVD da cantora de axé, assinou a direção artística do Prêmio Braskem de Teatro, cuidou da programação cultural da Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, e trabalhou como diretor de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira na Fundação Palmares.

“Este prêmio é de fundamental importância por dar mais visibilidade à cultura afro-brasileira, algo que vai ao encontro das políticas da Fundação Palmares. Vida longa para esta iniciativa, que é uma afirmação da arte dos negros”, destaca o presidente da instituição, Erivaldo Oliveira, que estará presente à cerimônia.

Ao pensar em um espetáculo, a intenção dos organizadores foi romper com um formato cansativo e partir para uma atmosfera mais lúdica. Os convidados se envolverão em um cenário misterioso e mágico em que os cinco personagens cantam sucessos de artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil, Wilson Simonal e Tony Tornado.

No palco, aparecem a cantora Rosa Marya Colin, a atriz angolana Heloísa Jorge, o cantor Lelêzinh, vocalista do Dream Team do Passinho, a atriz Ariane Souza e o ator Orlando Caldeira. A performance vai homenagear o ator Antônio Pompeu, morto no ano passado, e contará com a participação especial de Zezé Mota.

A 4ª Edição do Prêmio recebeu ao todo 434 inscrições, sendo 179 no segmento de artes cênicas, 187 em música e 68 para o Prêmio Especial – Preservação e Difusão do Patrimônio Cultural e Histórico. Todas as regiões do Brasil acessaram o portal do Prêmio, sendo que o maior número de inscritos foi do Sudeste, com quase 50%, seguido pelo Nordeste, com cerca de 20% do total recebido.

Um júri formado por nove especialistas, de várias partes do Brasil, escolheu os finalistas. Além do troféu, levarão para as suas regiões um prêmio em dinheiro, em um total de R$ 900 mil. Onze projetos foram selecionados.

Conheça os vencedores

Música
• Um corpo no mundo – SP
Dandara Produções Culturais e Audiovisuais Ltda – Me

• Memórias Afro-Atlânticas: as gravações de Lorenzo Turner na Bahia (1940/1941) – BA
Couraça Criações Culturais

• Rodas Griô com Mestra Martinha do Coco – DF
Instituto Rosa dos Ventos de Arte, Cultura e Cidadania

• Orquestra Afro Brasileira – 75 anos – RJ
Singra Produção Comunicação e Marketing Ltda

• O Berço do Batuque no RS: Mestre Borel – Toques e Cantos da Nação Oyó-Idjexá – RS
RBK ME

Artes Cênicas

• Deixa-Me Ser Tambor – PA
Associação Cultural e Esportiva de Negros na Amazônia – Acena

• Luz Negra- O Negro Em Estado De Representação – PE
O Poste Soluções Luminosas LTDA-ME

• Liberdade Assistida – DF
Traço Cultural

• Traga-Me A Cabeça De Lima Barreto – RJ
Comuns Eventos e Projetos Culturais Ltda

• Macumba: Uma Gira Sobre Poder – PR
Transitória Produções Artísticas e Comunicação Ltda ME

Prêmio Especial

• Memorial Pretos Novos – RJ
Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos

Serviço:
Mais informações no site: www.premioafro.org
Dia 31 de Julho, segunda-feira, a partir das 19h
Local: Teatro Rival Petrobras. Rua Álvaro Alvim – 33, Cinelândia, Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: ASCOM MinC