Você está aqui:

Foto: Filipe Araújo/MinC

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou, nesta terça-feira (28), da 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento reúne atores como prefeitos, vereadores e secretários municipais de todo o Brasil, consistindo em um importante espaço de diálogo e negociações sobre a relação entre os entes federados. 

O Ministério da Cultura participa do evento por meio de um estande e de um plantão de atendimento aos gestores municipais. O estande, localizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, distribui materiais sobre as ações da pasta. Já o plantão acontece no bloco B da Esplanada dos Ministérios e está aberto a gestores municipais, como, por exemplo, prefeitos, vereadores e secretários. O atendimento está condicionado à apresentação de documento de identidade.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, aproveitou a abertura do encontro para reforçar o compromisso do Governo Federal com os municípios. “A Marcha dos Prefeitos também pode se chamar a marcha do povo, porque quanto mais fortalecemos o governo local, o mais próximo da população, mais favorecemos o povo. O século 21 é o século das cidades: elas serão as grandes protagonistas”, enfatizou. Alckmin reiterou, ainda, o empenho da União em construir um sistema tributário justo e em expandir o acesso aos equipamentos públicos nas cidades. 

Após a abertura, a ministra participou de reunião entre prefeitas e chefes de outras pastas. O debate, promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos e pelo Instituto Alziras, envolveu temas como o combate à violência política contra mulheres; a equidade de gênero na vida política; e um panorama de ações governamentais para a promoção dos direitos das mulheres. 

Em sua fala, a ministra Margareth enfatizou a importância da área para os municípios. “Qualquer cidade que faz o seu festival – de música, de dança, de teatro – tem um retorno. A cada R$ 1 investido em cultura, a o retorno é R$1,60”. A chefe da cultura relembrou, ainda, que a Lei Paulo Gustavo será regulamentada em breve, permitindo a distribuição das verbas da cultura a nível local. 

A Marcha  

Em 2023, a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios completa 25 anos. Desde então, se consolidou como o maior evento político da América Latina — só neste ano, são 10 mil inscritos.  

Além de proporcionar um espaço de diálogo com os demais poderes, a programação inclui uma série de encontros técnicos sobre temas como saúde e educação; estudos de caso; e a redação de uma Carta dos Municípios, que resume as reivindicações e conquistas dos entes. 

Serviço
Plantão de atendimento a gestores municipais no MinC
 
Quando: de 27 a 30 de março de 2023, das 09h às 13h
Onde: Ministério da Cultura (Esplanada dos Ministérios, bloco B, Zona Cívico-Administrativa – Brasília/DF).
Informações complementares: serão atendidos somente gestores municipais munidos de documento de identificação.