Você está aqui:

1.11.2018 – 11:45

As entidades vinculadas ao Ministério da Cultura (MinC) estão com eventos marcantes para essa e a próxima semana. No Rio de Janeiro (RJ), a Casa de Rui Barbosa promove o tradicional passeio de domingo nos jardins do espaço. Já em São Cristóvão (SE), a exposição ‘FASC em Cartaz’ exibe 33 cartazes referentes às edições do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC).

Até 2 de dezembro, em São Paulo (SP), o espetáculo ‘Jogos na Hora da Sesta’ trata dos problemas da ditadura militar argentina com uma roupagem de brincadeiras de criança e os jogos de poder na infância. Confira a programação completa abaixo:

 

CINEMATECA BRASILEIRA

 

Ciclo Cinema E Psicanálise 2018: Módulo 4
Até 7/11
Realização conjunta da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, a Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC) e Cinemateca Brasileira, com o apoio da Folha de S. Paulo, o Ciclo Cinema e Psicanálise 2018 pretende propor reflexões acerca do mal-estar na civilização e distopia, não somente através da programação, mas também por meio de mesas de debates idealizados por Luciana Saddi e que contarão com a participação de Luis Carlos Menezes, Tales Ab’Sáber, Sandra Moreira de Souza Freitas, Sérgio Alpendre, Julio Frochtengarten, Gabriela Sá Pessoa, Dora Tognolli e Úrsula Passos.
Mais informações

 

III Mostra de Cinema Grego
Até 11/11
Endereço: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – São Paulo (SP)
A Mostra apresenta uma seleção de 11 títulos dirigidos por importantes realizadores gregos, alguns deles inéditos em nosso circuito comercial, e que datam principalmente de meados do século XX, e dos anos de 2010, momento em que estas obras passaram a ocupar maior espaço no circuito de festivais internacionais. Entre os destaques da programação estão obras que serão projetadas em 35mm, como os clássicos O batalhão dos descalços (To xypolyto tagma, 1954), de Gregg C. Tallas, Kinetta (2006), do já renomado cineasta Yorgos Lanthimos; o drama sobre imigrantes na Grécia, Praça Amerikis (Plateia Amerikis), de Giannis Sakaridis; e Xenia, de Panos Koutras, sobre dois jovens que, após a morte da mãe, albanesa, vão em busca do pai, grego, para que ele os reconheça.
Mais informações

 

FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA

 

Um Domingo na Casa de Rui Barbosa
4/11 – 14h
Endereço: Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente 134 – Rio de Janeiro (RJ)
Nesta edição a série mensal “Um Domingo na Casa de Rui Barbosa” traz como personagens simpáticos fantasmas que vieram do além para contar histórias divertidas e de arrepiar. O encontro lúdico e educativo acontece no dia 4/11, às 14h, no Museu da Casa de Rui Barbosa com entrada franca.
Durante a tarde também serão realizadas visitas dramatizadas com dois personagens especiais: João e Baby, os filhos caçulas de Rui Barbosa. Para cada sessão da visitação serão distribuídas 30 senhas. A 1ª sessão será às 15h30 e 2ª sessão, às 16h30.
Mais informações

 

O Prazer da Descoberta
6/11 – 10h
Endereço: Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente 134 – Rio de Janeiro (RJ)
A série “O Prazer da Descoberta” fará uma homenagem ao cartunista Ziraldo, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil. A entrada é franca. O evento é uma realização da Biblioteca Infantojuvenil Maria Mazzetti (BIMM) e nesta edição será inspirado nas divertidas aventuras do Menino Maluquinho. “O prazer da descoberta” é uma série realizada em toda primeira terça-feira de cada mês.
Mais informações

 

Projeto ‘Jardim em Foco’
7 e 10/11 – 14h30
Endereço: Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente 134 – Rio de Janeiro (RJ)
O Museu Casa de Rui Barbosa prosseguirá, no segundo semestre de 2018, o projeto “Jardim em foco”, marcando sua reabertura completa ao público e integrando o jardim histórico às atividades culturais e pedagógicas oferecidas pela instituição.
O projeto é uma oportunidade de conhecer mais sobre o espaço, com visitas mediadas, destacando a sua flora e fauna, um panorama da vida de Rui Barbosa e sua família, bem como os usos atuais como jardim histórico, tombado pelo IPHAN.
No mês de novembro as visitas ocorrem nos dias 7 (quarta-feira) e 10 (sábado), às 14h30. Até dezembro, o projeto oferecerá duas visitas por mês. A atividade será realizada com distribuição prévia de senhas e a entrada é gratuita. Em caso de chuva, a visita é cancelada. Será possível realizar o agendamento para grupos de até 30 pessoas por meio dos e-mails museu@rb.gov.br e educativa@rb.gov.br ou pelos telefones (21) 3289-8683/ 8685.
Mais informações

 

Palestra ‘Sergio Porto e Stanislaw Ponte Preta: humor e crítica política na imprensa carioca’
8/11 – 17h
Endereço: Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente 134 – Rio de Janeiro (RJ)
Em novembro, a série “Pensar a Imprensa” analisa a trajetória do jornalista Sergio Porto (1923-1968) com a palestra “Sergio Porto e Stanislaw Ponte Preta: humor e crítica política na imprensa carioca” ministrada por Claudia Mesquita (Universidade Salgado de Oliveira – Programa de Pós-graduação em História). O encontro acontece no dia 8/11, às 17h, na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Entrada Franca.
Mais informações

 

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS  

Espetáculo ‘Encontros, 32 anos depois’. Foto: Divulgação

 

Mostra ‘O desenho de Lasar Segall’
Até 17/6/2019 – quarta a segunda-feira, de 11h às 19h
Endereço: Museu Lagar Segall – Rua Berta, 111 – São Paulo, SP
Com curadoria de Giancarlo Hannud, diretor do museu, a mostra “O desenho de Lasar Segall” traz 54 desenhos dos mais de 2,4 mil que integram o acervo da instituição, revelando a inesgotável riqueza expressiva e técnica de sua produção.
Mais informações

 

Mostra ‘Os da Minha Rua: Poéticas de R/existência de Artistas afro-brasileiros’
Até 16/12
Endereço: Museu da Abolição – Rua Benfica, 1150 – Recife (PE)
A mostra reúne a produção visual de dez artistas negros contemporâneos, levantando importantes questões sobre a cultura africana e a cultura afro-brasileira e questionamentos em relação ao lugar da negra e do negro na sociedade brasileira.
Mais informações

 

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL

 

Exposição ‘Canteiro Aberto na Fazenda Santa Eufrásia’
Até 8/12 – 11h às 16h
Endereço: RJ 127, km 42 / Entrada da Toca dos Leões – Vassouras (RJ)
Única fazenda particular tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Vassouras (RJ), a Fazenda Santa Eufrásia foi construída em 1830. Agora, o público poderá fazer visitas guiadas e conhecer a fazenda histórica com a exposição Canteiro Aberto, realizada pela Construtora Biapó.
Mais informações

 

Exposição ‘FASC em Cartaz’
Até 11/11 – 8h às 12h
Endereço: Sala Cantinho da Nossa Gente na Casa do Iphan – São Cristóvão (SE)
A exposição FASC em Cartaz é composta de 33 cartazes referentes às edições do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) dos anos de 1972 a 2005. O FASC era tido como o maior evento cultural do Estado de Sergipe, desde 1972 a 1995 a Universidade Federal de Sergipe o realizava junto com parceiros públicos e privados, nas edições que se seguiram de 1996 a 2005 a Prefeitura Municipal de São Cristóvão assumiu a liderança. Os cartazes tornaram-se testemunhas desta história, importantes documentos que apresentam visualmente a preocupação em articular o passado, presente, memória, história e resistência.
Mais informações

FUNDAÇÃO NACIONAL DE ARTES

 

Aula espetáculo sobre Teatro de Objeto
3/11 – 20h30
Endereço: Sala Carlos Miranda – Complexo Cultural Funarte SP. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos – São Paulo (SP).
Exposição prática e teórica sobre a linguagem de pesquisa do projeto ‘Museu das pequenas coisas’, em cartaz até dia 25 de novembro na Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte SP. Além da aula-espetáculo, o projeto apresenta uma temporada do espetáculo teatral de mesmo nome, uma conversa com a psicanalista Regina Almeida e um diálogo com o público.
Mais informações

 

Espetáculo ‘Jogos na hora da sesta’
De 3/11 à 2/12 – Sextas e sábados, às 20h30, e domingos, às 18h
Endereço: Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque – São Paulo (SP).
Um grupo de crianças brinca no parquinho da rua. Os jogos que se desenrolam ao longo do dia abrem brechas para que a personalidade de cada criança seja revelada. Assim, as brincadeiras incitam jogos de poder, violência e crueldade.
O espetáculo, com texto de Roma Mahieu, foi lançado em 1976, durante a ditadura militar na Argentina, e aborda a hostilidade do ponto de vista de quem violenta e de quem é violentado. Em uma tentativa de driblar a censura do regime vigente, a autora retrata a violência nas brincadeiras infantis. As balinhas, o capacete e a bicicleta funcionam como moedas de troca para que a hierarquia entre as crianças se estabeleça. Mas a tentativa falhou: em 1978, Jogos na hora da sesta foi censurado e Roma Mahieu passou a viver em Madri, Espanha.
Mais informações

Espetáculo ‘Nerium Park’. Foto: Divulgação

 

Espetáculo ‘Avesso’
Até 4/11 – 19h
Endereço: Teatro Glauce Rocha Av. Rio Branco, 179 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
O espetáculo Avesso, dirigido por Ribamar Ribeiro e Renato Neves, chega ao palco do Teatro Glauce Rocha, no Centro do Rio. A montagem é uma releitura contemporânea de textos consagrados do dramaturgo William Shakespeare, como Romeu e Julieta, Macbeth e Hamlet. Segundo Ribamar Ribeiro, autor da peça, o texto é o avesso das obras de Shakespeare. “O objetivo é desconstruir os textos tradicionais, dando a eles um novo olhar, e atrair um público mais jovem que, talvez, desconhece essas obras”, explica Ribeiro. O espetáculo fica em cartaz até o dia 4 de novembro, sempre de quarta a domingo, às 19h. A preços populares, os ingressos são de R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada).
Mais informações

 

Conversa com a psicanalista Regina Almeida
4/11 – 20h30
Endereço: Sala Carlos Miranda – Complexo Cultural Funarte SP. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos – São Paulo (SP)
A psicanalista Regina Almeida aborda o “descartável nas relações contemporâneas”. A atividade faz parte do projeto Museu das Pequenas Coisas, que fica em cartaz até dia 25 de novembro na Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte SP.  O projeto engloba uma temporada do espetáculo teatral de mesmo nome, uma aula-espetáculo, uma conversa com a psicanalista Regina Almeida e um diálogo com o público.
Mais informações

 

Espetáculo ‘Encontros, 32 anos depois’
Até 10/11 – 13h30
Endereço: Teatro Glauce Rocha – Av. Rio Branco 179 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Que tal aproveitar a hora do almoço para ir ao teatro? De 24 de outubro a 22 de novembro, sempre às quartas, quintas e sextas, às 13h30, quem estiver pelo Centro do Rio vai contar com uma programação especial no Teatro Glauce Rocha, da Funarte. É o projeto ‘Nós do Morro almoçando com arte’, que celebra os 32 anos de trajetória do Grupo Nós do Morro. A temporada inclui 12 apresentações do espetáculo Encontros, 32 anos depois, com entrada gratuita. No feriado de Finados, dia 2 de novembro, não haverá sessão.
Mais Informações

 

Espetáculo ‘Projeto Maravilhas’
Até 11/11 – Quinta a domingo, às 20h
Endereço: Rua Januária, 68, Centro – Belo Horizonte (MG)
A peça dialoga com textos dos estudos culturais queers; com a obra literária Paraíso das Maravilhas, do pesquisador Luiz Morando, que investiga o primeiro assassinato registrado por homofobia em BH, no Parque Municipal, nos anos 1940; com o dispositivo de pesquisa cênica e corporal do contato-improvisação, pesquisa do diretor Cláudio Dias; e com a memória da arte LGBT, lembrada pela figura de resistência do encenador Ronaldo Brandão, atuante na cena da cidade durante o período da ditadura militar.
Mais informações

 

Exposição ‘Mãe Preta’
Até 25/11 – 11h às 19h, fins de semana até 21h
Endereço: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos – São Paulo (SP)
As conhecidas imagens das amas-de-leite negras, registradas de meados do século XIX ao início do século XX, são o ponto de partida da pesquisa das artistas Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa para a realização da exposição Mãe Preta, que recebeu o Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais de 2016. A mostra já foi exibida no Rio de Janeiro, em 2016, e também em Belo Horizonte, em 2017, no Palácio das Artes. Após o sucesso de público, a exposição chega a São Paulo, na Galeria Mario Schenberg, da Funarte. A  mostra segue em cartaz até 25 de novembro, reunindo fotografias, vídeos, instalações, performance e literatura.
Mais informações

 

Mostra de xilogravuras sobre o imaginário nordestino
Até 19/11 – 11h às 21h
Endereço: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos – São Paulo (SP)
Inédita no país, a mostra Bestiário Nordestino, que ocupa a Galeria Flávio de Carvalho, no Complexo Cultural Funarte SP, é composta por dezenas de obras de xilogravura. A curadoria dos artistas Rafael Limaverde e Marquinhos Abu reúne imagens que resgatam a história e o imaginário do povo do Nordeste. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais – Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo. A visitação se estende de 5 de outubro a 25 de novembro, de segunda a sexta, de 11h às 19h; sábado e domingo, das 11h às 21h.
Mais informações

 

Espetáculo ‘Nerium Park’
Até 2/12 – Sexta a domingo, às 19h
Endereço: Teatro Dulcina. Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro – Rio de Janeiro (RJ).
Em cena, Miguel e Malu são um casal de classe média à procura de qualidade de vida e da possibilidade de construir uma família longe da loucura da cidade. A compra de um apartamento no condomínio Nerium Park, um empreendimento residencial, parece ser a tradução desse sonho. Mas o entusiasmo inicial do casal com o conforto e o espaço da nova casa, com piscina e um parque, vai desaparecendo à medida que os meses passam e ninguém mais se muda para os prédios. É como se os dois vivessem em uma cidade fantasma. A crise econômica e o desemprego afastam os possíveis compradores, então o casal se vê isolado num estilo de vida que parecia perfeito. Porém, quando uma terceira pessoa aparece no condomínio, a trama ganha um outro sentido.
Mais informações

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura