Você está aqui:

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) apresenta os resultados da pesquisa “Modelo Metodológico de Estudo e Valoração do Impacto Socioeconômico dos Museus Aplicado à Realidade Brasileira” desenvolvida entre 2018 e 2021.

As obras Avaliação do Impacto Socioeconômico de Museus no Brasil: um estudo exploratório, Manual para avaliação de impactos socioeconômicos dos museus brasileiros e Análise Múltipla – Planilha de Referência fazem parte da coleção Museu, Economia e Sustentabilidade e são fruto de uma parceria do Ibram com o Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura (Neccult) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na primeira publicação, os autores apresentam os resultados individuais da pesquisa. Na segunda, o leitor tem acesso a um modelo para a avaliação de impactos socioeconômicos dos museus em suas localidades. Na última, orientações para aplicação da análise múltipla.

Com o lançamento dessas publicações, o Ibram promove o reconhecimento amplo das relações museu–cidade, de modo que seja possível gerar indicadores capazes de embasar o planejamento das instituições e das políticas públicas voltadas ao setor museal, contribuindo para dinamizar a economia da cultura e, consequentemente, o desenvolvimento local sustentável.”

Fonte: Ibram