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2.10.2018 – 10:58

O Ministério da Cultura (MinC) participa, entre os dias 4 e 5 de outubro, da primeira edição do Mercado de Indústrias Criativas e Culturais do Uruguai (MicUy). O evento pretende promover o conhecimento, a disseminação, a promoção, a circulação e a comercialização de bens e serviços gerados pelas indústrias criativas da região. A coordenadora geral de Empreendedorismo e Inovação do MinC, Andrea Guimarães, representará a instituição.

Durante o evento, o MinC vai participar de mesa redonda com representantes de outros eventos, como o Mercado Chile Economía Creativa (CHEC) e o Mercado de Industrias Creativas Argentinas (MICA) e das capacitações com empreendedores locais. Também vai apresentar a programação e o planejamento do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR), que será realizado de 5 a 11 de novembro, em São Paulo.

Na mesa redonda, está prevista a discussão da instituição de políticas públicas para as indústrias criativas e como integrar as economias criativas dos países sul-americanos. O MicUy tem uma programação voltada para sete setores criativos:  música, audiovisual, editorial, artes visuais, animação, jogos eletrônicos e design.

“Iremos abordar e discutir sobre as experiências de gestão cultural entre os países participantes e como ela pode ser melhorada. Também vamos destacar o uso da tecnologia em favor da economia criativa e como ferramentas inovadoras podem estimular esses mercados”, destaca Andrea Guimarães.

 

MicBR

Entre 5 e 11 de novembro, o Ministério da Cultura e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promovem, na cidade de São Paulo, a primeira edição do MicBR. O megaevento de negócios vai reunir centenas de empresas e milhares de criadores e empreendedores dos setores culturais e criativos do Brasil e de outros países.

Na programação, estão incluídas rodadas de negócios (em que produtores e compradores ficam frente a frente), espaços para a troca de contatos profissionais (networking), oportunidades de apresentação de produtos e serviços (pitchings), além de atividades de capacitação para empreendedores, como palestras, seminários, oficinas e clínicas de mentoria.

Apresentações artístico-comerciais (showcases) de música, artes cênicas, moda e gastronomia também fazem parte da programação. A expectativa é que o MicBR movimente mais de US$ 10 milhões em negócios, com compradores da América do Norte, Europa, Ásia e África. São esperadas, diariamente, a presença de 2 mil pessoas nas atividades de mercado e de 3 mil na programação cultural. Esses números devem saltar para até 30 mil pessoas no fim de semana de encerramento do evento.

 

Evento engloba dez setores

O MicBR abrangerá dez setores da economia criativa: artes cênicas (circo, dança e teatro), audiovisual (cinema, TV, publicidade e novas mídias), animação e jogos eletrônicos, design, moda, editorial, música, museus e patrimônio, gastronomia e artes visuais.

Oito países sul-americanos confirmaram participação: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, além do anfitrião Brasil. Até 100 empresas de mais de 30 países serão convidadas a participar na condição de compradoras. Em outra frente, a Apex-Brasil promoverá um seminário Brasil-China durante o evento, para estimular as relações comerciais entre os dois países.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura