Você está aqui:

19.6.2017 – 10:57

Acesso rápido

O Ministério da Cultura (MinC) promove, nesta terça-feira (20), a primeira oficina para orientar candidatos a se inscreverem no Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros. O encontro, gratuito e aberto ao público, será realizado em Belo Horizonte, das 14h às 18h, na Representação Regional do MinC em Minas Gerais. As vagas são limitadas e a inscrições devem ser feitas on-line. Também serão realizados encontros em Belém (PA), no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP).
O Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros irá premiar 500 iniciativas em todo o País que fortaleçam as expressões culturais populares brasileiras, retomando práticas em processo de esquecimento e que difundam as expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem. Exemplos dessas iniciativas são o Cordel, a Quadrilha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros. Só não estão incluídas Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira, por já serem objeto de editais específicos lançados pelo MinC.
Este é o primeiro edital de cultura popular lançado pelo Ministério da Cultura desde 2012 e o maior em número de premiações. Os candidatos poderão se inscrever para participar do edital até 28 de julho, on-line ou por via postal. Entre os critérios avaliados para obter a premiação estão: contribuição sociocultural que o projeto proporcionou às comunidades; melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; e impacto social e contribuição para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.

Serviço:

Oficina sobre o Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros
Data: 20 de junho
Horário: das 14h às 18h
Local: Representação Regional do Ministério da Cultura em Minas Gerais – Rua Rio Grande do Sul, 940, Belo Horizonte
Inscrições com vagas limitadas
Texto e Fonte: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura

Salvar