Você está aqui:

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE realiza no dia 19 de abril, no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, o Seminário Internacional Audiovisual: Regulação e Fomento, do Cinema ao VoD. O evento reunirá autoridades de três países para debater as diretrizes de expansão e proteção do audiovisual.

Para falar das experiências no Continente Europeu, a ANCINE convidou dois dos mais atuantes órgãos de apoio à atividade audiovisual: o CNC – Centro Nacional do Cinema (França), que será representado por seu Diretor Geral Delegado Christophe Tardieu; e o FFA – Filmförderungsanstalt – Fundo Federal Alemão de Apoio ao Audiovisual (Alemanha), representado pelo presidente Peter Dinges.

“Este encontro será a oportunidade de reunirmos gestores atentos às questões centrais das políticas públicas para o audiovisual, que são a promoção e a proteção de nossas identidades e o diálogo intercultural. A circulação de bens e serviços audiovisuais no cinema, na televisão e em novas plataformas constitui uma oportunidade para o desenvolvimento econômico e cultural. Assim como o Brasil, os governos representados nesse Seminário têm buscado um arranjo mais robusto de financiamento e regulação em suas políticas nacionais. O objetivo comum é evitar a homogeneização predatória e fomentar uma distribuição plural e diversa de conteúdos, o requisito prévio para a verdadeira liberdade de escolha do público”, disse o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel.

Manoel Rangel abre o evento, às 9h15, com um balanço das ações para o setor audiovisual no Brasil. A apresentação integra as comemorações dos 15 anos de criação da Agência e do Conselho Superior do Cinema. Na ocasião, serão divulgados os principais resultados obtidos nesse ciclo, assim como os desafios que se mantêm para os próximos anos, que estão dispostos na nova Agenda Regulatória da ANICNE para o biênio 2017-2018 e no Plano de Diretriz e Metas do Audiovisual – PDM.

Em seguida, acontece o painel “Políticas nacionais, pluralismo e desenvolvimento: o papel da regulação e do fomento audiovisual”. Christophe Tardieu (CNC-França), Peter Dinges (FFA-Alemanha) e Fernando Lauterjung, editor do  Tela Viva News, site especializado no mercado de conteúdo audiovisual, compõem a mesa, que será coordenada pela diretora da ANCINE, Debora Ivanov. O objetivo do encontro é debater os novos aspectos dos setores de produção, distribuição e exibição. Os gestores públicos irão apresentar as melhores práticas utilizadas em regulação e fomento, que resultaram no desenvolvimento socioeconômico e cultural de seus países. Visando desenvolver uma política de internacionalização do audiovisual, o painel se estende para a relevância de agendas mútuas de cooperação.

O Seminário se encerra com a mesa sobre “Serviços de Vídeo sob Demanda:  Impactos, desafios e oportunidades para os países e os agentes econômicos”, em que participam os dois convidados internacionais e Samuel Possebon, editor do Tela Viva News e do Teletime, site especializado no mercado de telecomunicações. O debate será coordenado pelo diretor da ANCINE, Roberto Lima. O painel vai apresentar as diferentes práticas de mercado e as opções normativas dos Estados para a plena e justa circulação das obras para o VoD, segmento com a maior taxa de crescimento de consumo atualmente. O objetivo do encontro é entender como a regulação do novo serviço pode impactar políticas públicas e o desenvolvimento do setor audiovisual como um todo.

O Seminário é gratuito e para se inscrever é necessário enviar e-mail para cerimonial@ancine.gov.br até o dia 18 de abril. As vagas são limitadas.

Texto e Fonte: Ancine