Você está aqui:

Bienal do Sul, Micsul 2018 e Projeto Expresso Sul. Esses são alguns dos temas que serão abordados durante a VII Reunião Presencial da Instância Executiva do Conselho Sul‐Americano de Cultura e a IV Reunião do Conselho Sul‐Americano de Cultura, que ocorrerão, respectivamente, quinta-feira (30) e sexta-feira (31), em Quito, Equador.

Os encontros, que contam com a participação do diretor de Promoção Internacional do Ministério da Cultura (MinC), Adam Jayme de Oliveira Muniz, representam oportunidade de aprofundar o processo de integração cultural da América do Sul, além de reconhecer e promover a diversidade das expressões culturais presentes na região. Os eventos são organizados pela União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

“A aproximação com os países sul-americanos é muito importante para o Brasil. Além de termos acesso a uma cultura extremamente rica, também abrimos mercado para nossa indústria cultural”, destaca o secretário de Articulação e Desenvolvimento Institucional do MinC, Adão Cândido.

Eventos

O Mercado de Indústrias Culturais do Sul (Micsul) 2018 será um dos temas tratados pelo MinC. A terceira edição do evento está prevista para ocorrer em São Paulo, em 2018. A iniciativa busca criar e consolidar uma plataforma para o conhecimento, a difusão, a promoção, a circulação e a comercialização dos bens e serviços gerados pelas indústrias culturais e criativas da região.

Outro tema tratado durante as reuniões é a Bienal Internacional de Artes del Sur, iniciativa da Argentina. A proposta é realizar, ao longo de dois anos, uma mostra internacional de artes visuais que envolva os países da Unasul.

Já o Expresso Sul é um projeto da Unasul que visa desenvolver uma série de documentários sobre as expressões festivas da região a partir de relatos que retratem as celebrações tradicionais dos povos, de modo a evidenciar as riquezas populares, artísticas e patrimoniais da América do Sul. Diversos países participaram da iniciativa. No caso do Brasil, o projeto teve participação do Ministério da Cultura e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na produção dos documentários brasileiros e na exibição dos programas produzidos pelos demais países envolvidos no projeto.

Unasul

A União de Nações Sul-Americanas é uma organização intergovernamental composta pelos doze países da América do Sul. O Conselho Sul‐Americano de Cultura (CSC), que faz parte da estrutura formal da Unasul, foi criado em novembro de 2012, em substituição ao Grupo Técnico Especializado em Cultura e Educação (GTEC).

A criação do conselho representou uma forma de reconhecer a importância da cultura no desenvolvimento e na integração da região, além de propiciar uma melhor organização e condução das ações acordadas pelo setor cultural do bloco.

Texto e Fonte:Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura