Você está aqui:

O Ministério da Cultura (MinC) vai repassar o equivalente a US$ 120 mil para a Fundação Nacional de Artes (Funarte) para garantir a participação brasileira no Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-Americanas (Iberescena), que fomenta as artes cênicas ibero-americanas. Cada um dos 12 países participantes (Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Peru e Uruguai) contribui com uma cota em dinheiro para este fundo, que estimula a formação de novos públicos na região e amplia o mercado de trabalho dos profissionais dessas artes, por meio da cooperação técnica e financeira.

Nesta semana, de terça (28/3) a quinta-feira (30/3), ocorre a 22ª Reunião do Conselho Intergovernamental do Iberescena, em Santiago, no Chile, onde serão alinhadas as diretrizes do próximo edital do programa, a ser lançado em breve.

“O apoio financeiro do MinC ao Programa Iberescena é fundamental. E, mais do que patrocinar, vamos acompanhar o que o Brasil e os demais países membros do Iberescena estão fazendo com os recursos, como estão investindo nas artes cênicas. Queremos participar do processo”, afirmou o presidente da Funarte, Stepan Nercessian, nesta segunda-feira (27/3), data em que se comemora o Dia Mundial do Teatro.

“A iniciativa é importante para a divulgação das artes cênicas brasileiras no exterior, o que induz a outras parcerias e potencializa novas ações”, ressalta o coordenador-geral de Cooperação e Relações Internacionais do Departamento de Promoção Internacional (Deint) do MinC, Eduardo Coelho.

O Brasil é membro do Iberescena desde 2010. O programa foi criado em 2006 pelos chefes de Estado e de Governo na XVI Cúpula Ibero-Americana, realizada em Montevidéu, no Uruguai, para fomentar a diversidade cultural ibero-americana no âmbito das artes cênicas.

De acordo com o coordenador de Dança da Funarte, Fabiano Carneiro, que vai a Santiago participar do evento, o Iberescena fortalece a conexão com outros países. “Antes da criação do programa, o Chile tinha mais conexão com países da Europa do que com o Brasil, por exemplo, e isso mudou. Existem interlocuções muito significativas. Temos uma série de desdobramentos a partir de projetos contemplados em outras edições. Coreógrafos de diversos países da América Latina têm estabelecido relações com grupos e companhias brasileiras. Na última edição, tivemos 120 projetos inscritos”, destaca.

Logo após a Reunião do Conselho Intergovernamental do Iberescena, Carneiro vai participar do primeiro Seminário Internacional sobre Políticas Públicas em torno das Artes Cênicas, de 31 de março a 1º de abril, também no Chile. O encontro busca gerar instâncias de reflexão sobre o cenário atual e analisar o papel do Estado na promoção de cada setor para atender aos seus problemas e necessidades.

Texto e Fonte: Alessandra de Paula/Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura

Salvar