Você está aqui:

27.3.2017 – 14:36

A Escola Nacional de Circo é reconhecida internacionalmente, recebendo atualmente estudantes de 7 países e 17 estados brasileiros, todos com bolsa de estudos integral (Foto: Funarte)

No dia 27 de março, comemora-se o Dia Nacional do Circo e o Ministério da Cultura (MinC) apoia a arte circense por meio da Escola Nacional de Circo (ENC), localizada no Rio de Janeiro (RJ). Única instituição de ensino mantida diretamente pelo ministério, por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), a escola é reconhecida internacionalmente, recebendo atualmente estudantes de 7 países e 17 estados brasileiros, todos com bolsa de estudos integral.

O presidente da Funarte, Stepan Nercessian, ressalta a importância da instituição. “No Dia Nacional do Circo, parabenizamos todos os artistas heróis da resistência. O circo vinha sofrendo muitos reveses, mas começa a se transformar. Este ano, a coisa mais importante para nós é a formatura dos alunos da Escola Nacional de Circo, em maio. Será a primeira turma de artes circenses reconhecida pelo Ministério da Educação. É um marco no sentido de desmarginalizar o circo. Estamos trabalhando também na retomada dos editais”, adianta.

Curso técnico

Atualmente, a instituição mantém 55 alunos matriculados e oferece aulas em turno integral. Os estudantes aprendem várias técnicas, como manipulação de malabares, acrobacias e equilíbrio. A admissão é realizada por concurso público. A duração é de quatro semestres e no final é realizado um espetáculo de formatura. O curso técnico é realizado em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

De acordo com Carlos Vianna, coordenador da ENC, a instituição atende às demandas da sociedade. “Temos um trabalho muito importante de resgate da tradição do circo. Também desenvolvemos novas potencialidades, criando números e espetáculos inéditos. O diretor italiano Roberto Magro coordena o projeto, que envolve oito turmas”, explica o coordenador. Ele ainda conta que os 35 anos da escola serão comemorados de 13 a 21 de maio, com apresentações diferentes a cada dia.

Praça da Bandeira

Criada em 1982 pelo circense Luís Olimecha e por Orlando Miranda, a Escola Nacional de Circo reúne profissionais com mais de trinta anos de carreira artística, alguns provenientes da equipe que fundou a instituição. A escola está situada na Praça da Bandeira, ponto tradicional de armação de circos no século 19 e início do século 20.

O terreno, de 7 mil metros quadrados, abriga uma lona moderna de quatro mastros, com capacidade para 1,2 mil espectadores. O espaço possui salas de aula, dança, auditório, musculação, fisioterapia, refeitório e oficina para confecção e conserto de aparelhos.

Informações sobre a inscrição de alunos podem ser obtidas pelo telefone (21) 2504-3720 e e-mail escolacirco@gmail.com.

Texto e Fonte: Alessandra de Paula/Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura com informações da Funarte

Salvar

Salvar

Salvar