Você está aqui:

Curadores da Seleção Oficial e da Quinzena dos Realizadores virão ao Rio em março

O Programa Encontros com o Cinema Brasileiro, iniciativa da ANCINE com o objetivo de aumentar a visibilidade do nosso cinema no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo, divulgou nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, os onze longas-metragens que serão exibidos aos curadores François-Michel Allegrini, da Seleção Oficial, e Anne Delseth, da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cinema de Cannes. Os filmes terão sessões exclusivas, no Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 17 de março.

Os curadores fizeram a seleção tomando por base os teasers e informações fornecidas pelos produtores nas inscrições do programa. Os filmes escolhidos nesta que é a 21ª edição do Programa foram os seguintes:

“Alguma coisa assim”, de Esmir Filho e Mariana Bastos (Saliva Shots)
“Azougue Nazaré”, de Tiago Melo (Lucinda Produções)
“Construindo pontes”, de Heloisa Passos (Máquina Filmes)
“Modo de produção”, de Dea Ferraz (Alumia)
“Mormaço”, de Marina Meliande (Duas Mariola)
“Praça Paris”, de Lucia Murat (Taiga Filmes)
“Amores de chumbo”, de Tuca Siqueira (Plano 9 Produções)
“Baronesa”, de Juliana Antunes (Ventura Produções Audiovisuais)
“O último pajé”, de Luiz Bolognesi (Buriti Filmes)
“Mar verde, terra preta”, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira (Aroma Filmes)
“Para’í”, de Vinicius Toro (Travessia Filmes)

Três entre as onze produções selecionadas são de empresas associadas do Programa Cinema do Brasil, parceiro institucional do Programa.

Como funcionam os Encontros com o Cinema Brasileiro

O Programa Encontros com o Cinema Brasileiro é uma iniciativa da ANCINE, com o objetivo de aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo. O programa foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros e, consequentemente, a inserção internacional do nosso cinema.

A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um, para que os encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão sua programação. Em edições anteriores, já vieram ao Brasil curadores de festivais internacionais de cinema como os de Cannes, San Sebastián, Locarno, Roterdã, Berlim, BAFICI, Sundance, Roma, Havana e IDFA – Festival de Documentários de Amsterdã.

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa Encontros com o Cinema Brasileiro.

Texto e Fonte: Ancine