5/12/2014
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O palhaço Simpatia participou da primeira mostra do Mais Cultura nas Escolas realizada no CEU de Águas Lindas de Goiás, quando ensinou tipos de acrobacias para os alunos presentes. (Foto de Janine Moraes)
Aos 10 anos de idade, José Luis do Rego Amorim, o palhaço Simpatia, fugiu de casa, em Pastores Bons (MA), atrás da trupe do Menor Circo de Todos. Hoje, aos 55 anos, depois de rodar todo o Brasil, Simpatia ensina acrobacia em tecido, trapézio, lira e perna de pau para alunos de uma escola pública de Águas Lindas de Goiás (GO).
“Algumas crianças não gostam das aulas, mas amam o circo. E isso as traz para a escola”, diz o palhaço, rodeado por dezenas de crianças em pernas de pau circulando pelo Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na apresentação da I Mostra Cultural do Programa Mais Cultura nas Escolas, nesta sexta-feira (5/12).
Lançado em 2013, o programa – uma parceria entre os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) – destinou R$ 100 milhões para a promoção de atividades culturais em 4,8 mil escolas públicas brasileiras. Um exemplo é o projeto do Palhaço Simpatia na Escola Municipal Ednalda Guedes, região de baixa renda de Águas Lindas de Goiás.
“Cada projeto leva de seis a 10 meses de duração e fomenta ações culturais das comunidades nas escolas”, explica a coordenadora geral de Cultura e Educação da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, Carla Dozzi. Aulas de música, fanfarra, teatro, capoeira e brinquedos artesanais são algumas das oficinas oferecidas.
Segundo o secretário municipal de cultura de Águas Lindas, Silvério Côrrea, o Programa Mais Cultura nas Escolas facilita o processo pedagógico. “A criança aprende se expressando”, explica o secretário.
A professora Neide Martins Alecrim, da Escola Municipal Guaíra, afirma que a concentração das crianças melhorou muito depois que elas iniciaram as atividades artísticas. “Até a fala mudou, elas passaram a organizar melhor o pensamento”, avalia.
Karine de Souza Sampaio, 10 anos, conta que está aprendendo a ser artista nas aulas de teatro. “Acho que me desenvolvi bastante. Antes, sentia um aperto no coração, mas agora está passando”, diz.
Fonte:Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura
Não entendo! o porque aqui em Goiânia o repasse foi somente da primeira parcela, não entendo o porque da segunda não se ter noticias alguma.;
Me desculpe a franqueza ! Mas pretendo terminar meu cronograma, estou com meu projeto era para atender 30 crianças estou com 45 alunos envolvidos e com muita vontade de aprender, seria, muita falta de respeito para com estes abandonar um programa tão bem recebido por estes alunos, pais e a sociedade.
Meu trabalho sempre foi muito além de cultura, esporte e educação, visualizado sempre na cidadania e ao respeito mutuo, de certa forma entendo toda essa burocracia, mas, lamento muito por esta falta talvez de comunicação entre os departamentos do Governo Federal.
Por fim;
ACREDITO MUITO NO TRBALHO SOCIAL E LEVAREI MEU PROJETO ATÉ O FIM MESMO ME CUSTANDO HONORÁRIOS, HAJA VISTO QUE AS CRIANÇAS NÃO TE NADA HAVER COM OS PROCESSOS ERRÓNEOS DOS DEPARTAMENTOS GOVERNAMENTAL FEDERAL E MUNICIPAL, MAS, PORÉM PEÇO QUE ME MANTENHA INFORMADO POR TER GRANDE INTERESSE DE REALIZAR UM GRANDE PROJETO EM MINHA COMUNIDADE COM ESTES OU MAIS ALUNOS DA REGIÃO ONDE MORO.