5/12/2014
Aos 10 anos de idade, José Luis do Rego Amorim, o palhaço Simpatia, fugiu de casa, em Pastores Bons (MA), atrás da trupe do Menor Circo de Todos. Hoje, aos 55 anos, depois de rodar todo o Brasil, Simpatia ensina acrobacia em tecido, trapézio, lira e perna de pau para alunos de uma escola pública de Águas Lindas de Goiás (GO).
“Algumas crianças não gostam das aulas, mas amam o circo. E isso as traz para a escola”, diz o palhaço, rodeado por dezenas de crianças em pernas de pau circulando pelo Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na apresentação da I Mostra Cultural do Programa Mais Cultura nas Escolas, nesta sexta-feira (5/12).
Lançado em 2013, o programa – uma parceria entre os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) – destinou R$ 100 milhões para a promoção de atividades culturais em 4,8 mil escolas públicas brasileiras. Um exemplo é o projeto do Palhaço Simpatia na Escola Municipal Ednalda Guedes, região de baixa renda de Águas Lindas de Goiás.
“Cada projeto leva de seis a 10 meses de duração e fomenta ações culturais das comunidades nas escolas”, explica a coordenadora geral de Cultura e Educação da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, Carla Dozzi. Aulas de música, fanfarra, teatro, capoeira e brinquedos artesanais são algumas das oficinas oferecidas.
Segundo o secretário municipal de cultura de Águas Lindas, Silvério Côrrea, o Programa Mais Cultura nas Escolas facilita o processo pedagógico. “A criança aprende se expressando”, explica o secretário.
A professora Neide Martins Alecrim, da Escola Municipal Guaíra, afirma que a concentração das crianças melhorou muito depois que elas iniciaram as atividades artísticas. “Até a fala mudou, elas passaram a organizar melhor o pensamento”, avalia.
Karine de Souza Sampaio, 10 anos, conta que está aprendendo a ser artista nas aulas de teatro. “Acho que me desenvolvi bastante. Antes, sentia um aperto no coração, mas agora está passando”, diz.
Fonte:Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura
Não entendo! o porque aqui em Goiânia o repasse foi somente da primeira parcela, não entendo o porque da segunda não se ter noticias alguma.;
Me desculpe a franqueza ! Mas pretendo terminar meu cronograma, estou com meu projeto era para atender 30 crianças estou com 45 alunos envolvidos e com muita vontade de aprender, seria, muita falta de respeito para com estes abandonar um programa tão bem recebido por estes alunos, pais e a sociedade.
Meu trabalho sempre foi muito além de cultura, esporte e educação, visualizado sempre na cidadania e ao respeito mutuo, de certa forma entendo toda essa burocracia, mas, lamento muito por esta falta talvez de comunicação entre os departamentos do Governo Federal.
Por fim;
ACREDITO MUITO NO TRBALHO SOCIAL E LEVAREI MEU PROJETO ATÉ O FIM MESMO ME CUSTANDO HONORÁRIOS, HAJA VISTO QUE AS CRIANÇAS NÃO TE NADA HAVER COM OS PROCESSOS ERRÓNEOS DOS DEPARTAMENTOS GOVERNAMENTAL FEDERAL E MUNICIPAL, MAS, PORÉM PEÇO QUE ME MANTENHA INFORMADO POR TER GRANDE INTERESSE DE REALIZAR UM GRANDE PROJETO EM MINHA COMUNIDADE COM ESTES OU MAIS ALUNOS DA REGIÃO ONDE MORO.