Você está aqui:

5/12/2014

mais-cultura-aguas-1000

O palhaço Simpatia participou da primeira mostra do Mais Cultura nas Escolas realizada no CEU de Águas Lindas de Goiás, quando ensinou tipos de acrobacias para os alunos presentes. (Foto de Janine Moraes)

Aos 10 anos de idade, José Luis do Rego Amorim, o palhaço Simpatia, fugiu de casa, em Pastores Bons (MA), atrás da trupe do Menor Circo de Todos. Hoje, aos 55 anos, depois de rodar todo o Brasil, Simpatia ensina acrobacia em tecido, trapézio, lira e perna de pau para alunos de uma escola pública de Águas Lindas de Goiás (GO).

“Algumas crianças não gostam das aulas, mas amam o circo. E isso as traz para a escola”, diz o palhaço, rodeado por dezenas de crianças em pernas de pau circulando pelo Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na apresentação da I Mostra Cultural do Programa Mais Cultura nas Escolas, nesta sexta-feira (5/12).

Lançado em 2013, o programa – uma parceria entre os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) – destinou R$ 100 milhões para a promoção de atividades culturais em 4,8 mil escolas públicas brasileiras. Um exemplo é o projeto do Palhaço Simpatia na Escola Municipal Ednalda Guedes, região de baixa renda de Águas Lindas de Goiás.

“Cada projeto leva de seis a 10 meses de duração e fomenta ações culturais das comunidades nas escolas”, explica a coordenadora geral de Cultura e Educação da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, Carla Dozzi. Aulas de música, fanfarra, teatro, capoeira e brinquedos artesanais são algumas das oficinas oferecidas.

Segundo o secretário municipal de cultura de Águas Lindas, Silvério Côrrea, o Programa Mais Cultura nas Escolas facilita o processo pedagógico. “A criança aprende se expressando”, explica o secretário.

A professora Neide Martins Alecrim, da Escola Municipal Guaíra, afirma que a concentração das crianças melhorou muito depois que elas iniciaram as atividades artísticas. “Até a fala mudou, elas passaram a organizar melhor o pensamento”, avalia.

Karine de Souza Sampaio, 10 anos, conta que está aprendendo a ser artista nas aulas de teatro. “Acho que me desenvolvi bastante. Antes, sentia um aperto no coração, mas agora está passando”, diz.

Fonte:Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura