Você está aqui:

Secretária Juana Nunes representou o MinC no seminário (Foto: Filipe Peçanha)

O Ministério da Cultura (MinC) participou, na manhã desta quarta-feira (19), da abertura do Seminário Internacional Recursos Educacionais Abertos, que está sendo realizado até o final do dia no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. O evento debateu temas como iniciativas e práticas pedagógicas abertas, políticas públicas e a formação do professor.

“É necessário, no Brasil de hoje, mudar a forma de aprender e de ensinar e isso significa mudar radicalmente a forma como a escola e o currículo foi pensado para que a gente possa dar mais espaço para a colaboração, a força do território, das iniciativas culturais”, destacou a secretária de Educação e Formação Artística e Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Juana Nunes.

O conceito de recursos educacionais abertos tem como diretriz ampliar a difusão do conhecimento por meio da livre produção, adaptação e circulação de materiais didáticos na educação pública. A ideia é garantir que toda a sociedade tenha acesso a conteúdos produzidos com dinheiro público ou comprados pelos governos.

Juana defendeu uma reformulação no conceito de ensino, em que o professor aprende com o aluno, o aluno ensina o professor e a comunidade ensina a escola. Segundo a secretária, não adianta continuar com a ideia de que, apenas com a distribuição de equipamentos e com a venda de recursos fechados de cursos por parte das editoras, a educação irá melhorar. “O que nós estamos defendendo aqui é a cultura do compartilhamento, que é a cultura da democracia do conhecimento e é este passo que a escola brasileira precisa”.

A secretária também afirmou que acredita no plano conjunto de trabalho entre o MinC e o Ministério da Educação (MEC), que prevê a ampliação da educação complementar, como é o caso dos museus, dos Pontos de Cultura e dos mestres da cultura popular. “O nosso aprendizado será muito melhor porque é na vida, é no ritual, é na dança, é na prática que se aprende”, ressalta.

O seminário é uma iniciativa conjunta das comissões de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, com colaboração do projeto REA.br. Coordenado pelo Instituto Educadigital, o projeto REA.br visa aprimorar a política pública de acesso a recursos educacionais financiados com orçamento da União.

Para mais detalhes sobre o evento e para conhecer projetos de educação aberta, acesse: http://www.rea.net.br/site/

Texto:Mariana Menezes
Fonte: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura