Você está aqui:

Mostrar nova abordagem para o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) e um cronograma de metas e ações para o segundo semestre de 2015 e para 2016. Com esse ponto de vista, será realizada a III Reunião da Comissão do SNIIC, na próxima quinta-feira (23), em Brasília. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participa da abertura do evento, que contará com as presenças do secretário de Políticas Culturais do MinC, Guilherme Varella, do diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais do órgão, Pedro Vasconcellos, e de representantes do ministério, de instituições vinculadas e de secretarias estaduais e municipais de Cultura. 

“Esta apresentação pretende desfazer a ideia do SNIIC como um sistema informático e apresentá-lo como um programa do Ministério da Cultura para integração e organização das informações e indicadores que irão apoiar o Sistema MinC, estados e municípios a construírem seus próprios sistemas”, observa o secretário Guilherme Varella. “O SNIIC deixa de ser demandante e se torna parceiro das outras esferas. Além disso, dá-se um passo importante para democratizar o acesso de artistas, produtores, gestores, pesquisadores e de toda sociedade civil ao conhecimento sobre a cultura brasileira”, explica.

O Ministério da Cultura inicia processo gradual de oferta de infraestrutura física e softwares para áreas, estados e municípios que ainda não dispõem de sistemas de informação. No evento de quinta, os participantes do encontro vão saber a respeito da metodologia de governança colaborativa do Glossário da Cultura. Na reunião, haverá exposição de resultados concretos dos últimos meses de trabalho, como as soluções tecnológicas utilizadas na construção do novo momento do SNIIC. Até o fim de 2015, o MinC pretende inserir seus principais conteúdos no sistema.

Durante a reunião, representantes das secretarias de Cultura do Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo e Ceará e dos municípios de Sobral (CE), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP) e Ubatuba (SP) irão falar de suas demandas e experiências na criação dos sistemas próprios, que dialogam com a nova plataforma do SNIIC.

A Comissão do SNIIC foi criada pela Portaria 96 de 31 de agosto de 2010. Ela tem, entre suas atribuições, acompanhar o processo de produção e atualização de informações culturais do MinC e das instituições vinculadas para alimentar a plataforma nacional; participar do desenvolvimento de indicadores culturais a partir dos conteúdos disponíveis no SNIIC e cuidar da manutenção da ferramenta.

Serviço
III Reunião da Comissão do SNIIC
Horário: a partir das 9h30
Local: Sala de Reuniões do 12º andar do Edifício Parque Corporate (Setor Comercial Sul) – Brasília

Texto: Marcelo Araújo
Fonte: Secretaria de Políticas Culturais (SPC)/Ministério da Cultura