Você está aqui:
Na próxima semana será colocado em consulta pública o edital do processo eleitoral do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC).  A proposta de renovação dos colegiados setoriais e representantes da sociedade civil das áreas técnico-artísticas e do patrimônio cultural do Conselho foi debatida em reunião na manhã desta quinta-feira (11), entre titulares das secretarias, institutos e fundações vinculados ao Ministério da Cultura, integrantes do Comitê de Integração de Políticas Culturais (Cipoc).

Reunião para discussão do processo eleitoral do Conselho Nacional de Política Cultural realizada nesta quinta-feira, dia 11 (Foto: Lia de Paula)

Com a renovação, para o período de 2015 a 2017, a perspectiva do Ministério é ampliar os canais de diálogo e aperfeiçoamento das instâncias de participação social, além de reforçar o papel do Conselho de ser um espaço de discussão de diretrizes, de concertação das políticas culturais. Durante a reunião do Cipoc, ente integrante do CNPC que tem competências como articular agendas e coordenar pautas de trabalho das diferentes instâncias do Conselho, bem como planejar suas atividades, foram levantadas sugestões sobre o a eleição, tiradas dúvidas e revistos pontos.

Sobre o Conselho

O CNPC é um órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Cultura e foi reestruturado a partir do Decreto 5.520, de 24 de agosto de 2005. Este órgão é composto pela comissão organizadora Nacional, comissões eleitorais, setoriais e 18 colegiados representativos da sociedade civil.  Tem como finalidade propor a formulação de políticas públicas, com objetivo de promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no território nacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura