Você está aqui:

12.5.2015 – 09:30

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, reuniu-se nessa segunda-feira (11) com o Grupo Nacional de Cultura Infância para discutir a busca de alternativas viáveis para a inclusão da infância no âmbito da cultura. Uma das propostas é a criação de um plano de trabalho abrangente da cultura da infância, no qual estejam contempladas as diferentes áreas e possíveis parcerias com a educação.

“É preciso que a questão da infância seja incluída na pauta da cultura como um direito e uma forma de aumentar o repertório da criança, tendo em conta a perspectiva da identidade. Também é preciso ter um olhar para a economia da cultura da infância”, destacou Karen Acioly, do Centro de Referência da Cultura da Infância do Rio de Janeiro e uma das integrantes do grupo.

Juca Ferreira afirmou que o ministério está buscando um diálogo mais amplo com a educação, buscando parcerias mais além do programa Mais Cultura nas Escolas. “É um tema que precisa ser incluído na discussão sobre o Sistema Nacional de Cultura”, ressaltou.

Juana Nunes, que será responsável pela Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural (Sefac), que está sendo criada no MinC, ficou a cargo da criação de um grupo de trabalho, dentro do ministério, abrangendo todas as secretarias. “É preciso ter uma dimensão mais ampla da cultura da infância, além da educação. É preciso incluir o aspecto da produção, do acesso e da identidade”, destacou.

Também participaram da reunião a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes, o secretário do Audiovisual, Pola Ribeiro, Luiza Lins, da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Clarice Cardell, da Rede Nacional pela Primeira Infância, e Emidio Sanderson, diretor do Festival TIC e articulador do Plano Cultura Infância do Estado do Ceará.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura