Você está aqui:

25/11/2014

museus-forum-belem-1000

A sexta edição do Fórum Nacional de Museus tem por tema os Museus Criativos. Evento foi aberto em Belém. (Foto de Thaís Mallon)

A ministra interina da Cultura, Ana Cristina Wanzeler, abriu nesta segunda-feira (24) em Belém, Pará, o 6º Fórum Nacional de Museus, que neste ano tem como tema Museus Criativos. O fórum acontece até o dia 28 de novembro, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

“A criatividade encontra um local privilegiado e inspirador para ser tratada nessa atmosfera amazônica”, destacou a ministra da Cultura em seu discurso.

Nascida na Ilha de Marajó, Ana Wanzeler ressaltou a satisfação de participar como ministra da primeira edição do evento realizada na região, uma demanda antiga dos produtores culturais do Norte do país.

Segundo ela, além de ser dona de um dos mais ricos patrimônios da humanidade, do ponto de vista da biodiversidade, a região possui também incalculável riqueza na diversidade cultural.

“Aqui se preservam saberes, manifestações artísticas e tecnologias de séculos que são, e serão, a cada dia mais importantes para a humanidade”, afirmou a ministra.

A festa do Círio de Nazaré foi declarada em dezembro de 2013 Patrimônio Cultural da Humanidade e, em setembro de 2014, o Carimbó se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

A ministra também citou outras ações do Ministério da Cultura (MinC) na região Norte e no Pará. O Estado foi o primeiro a receber uma Incubadora do programa Brasil Criativo. O Pará também receberá quinze Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), três deles já inaugurados.

O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo, e o secretário da Economia Criativa, Marcos André Carvalho, participaram da abertura do evento.

Atração Musical

O violinista Salomão Habib foi responsável pela atração musical na noite de abertura do evento. O artista mostrou ao público como seria o carimbó tocado em outros países, incorporando o ritmo a canções características de outras nacionalidades. Músicas da Argentina, da Espanha, do Líbano e até do Japão receberam tempero paraense e divertiram o público.

O evento

O Fórum Nacional de Museus é realizado a cada dois anos pelo Ibram. Esta sexta edição conta com a parceria da Secretaria da Economia Criativa (SEC) do MinC.

Na programação estão previstas conferências, painéis, minicursos, grupos de trabalho, apresentação de pesquisas, estudos de caso, reuniões paralelas e atividades culturais. A edição 2014 traz ainda três destaques em sua programação: a realização da IV Teia da Memória ­- encontro nacional de Pontos de Memória e iniciativas de memória e museologia social -, o Encontro do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM) e a revisão do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM).

Conferências

De 24 a 26 estão programadas três conferências no 6º FNM. A primeira, na noite de abertura (24/11), chama-se Museus Criativos: experiências e práticas inovadoras nos museus, tendo como conferencistas Marcos André Carvalho, secretário da Economia Criativa do Ministério da Cultura, e Ângelo Oswaldo, presidente do Ibram.

Experiências regionais

A cada abertura de conferência ou de painel do FNM, haverá também, durante 15 a 30 minutos, a apresentação de casos da Região Norte do país, que evidenciem boas práticas e experiências regionais envolvendo temas de interesse do setor. A iniciativa visa valorizar a diversidade de ações da região que, pela primeira vez, recebe o Fórum Nacional de Museus.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura