Você está aqui:

O Ministério da Cultura e o Instituto Brasiliana da Universidade de São Paulo (USP) divulgam os selecionados no Prêmio Memorial Digital – Edital de Infraestrutura de Laboratórios de Reprodução de Acervos Memoriais de Instituições Comprometidas com Políticas de Digitalização“.Dos 19 projetos inscritos no edital, cujas inscrições ficaram abertas de partir de 13 de novembro de 2013 a 14 de fevereiro de 2014 ,foram selecionados 13 projetos, dentre os quais 10 (dez) foram contemplados.

O objetivo principal do edital é disponibilizar equipamentos de digitalização e treinamento para as instituições dispostas a integrarem, ou que já participam, da rede nacional de instituições comprometidas com políticas de digitalização e preservação dos acervos memoriais no Brasil – a Rede Memorial. A iniciativa contempla a capacitação inicial para as instituições selecionadas, para que possam estruturar as suas políticas de digitalização visando a continuidade do trabalho após este edital, para a digitalização futura e contínua de outras coleções.

O prêmio foi promovido pelo Instituto Brasiliana – associação privada sem fins lucrativos dedicada a apoiar projetos relevantes para a difusão da cultura brasileira e a formação e conservação de acervos – pelo Comitê Gestor da Rede Memorial e da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, por meio do Programa de apoio à digitalização de acervos culturais e históricos no Brasil e teve o patrocínio da Petrobras.

O edital teve recurso total de R$ 300 mil (trezentos mil reais) e os 10 selecionados receberão prêmios de R$ 30 mil (trinta mil reais) em equipamentos de informática e digitalização para captura, processamento e guarda das imagens digitais geradas. Além disso, os premiados receberão treinamento necessário para a utilização dos equipamentos recebidos. O treinamento e o apoio técnico serão realizados pelo Laboratório da Brasiliana USP da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da Universidade de São Paulo e a Diretoria de Cultura e Memória da Fundação Joaquim Nabuco.

PNC

O Edital está releacionado às metas 40 e 43 do Plano Nacional de Cultura (PNC). A meta 40 trata da disponibilização na internet dos contéudos que estejam em domínio público ou licenciados. A meta 43 prevê que 100% das Unidades da Federação (UFs) tenham um núcleo de produção digital audiovisual e um núcleo de arte, tecnologia e inovação.

Confira aqui o Edital. 

(Texto: Heli Espíndola, Ascom/SPC/MinC)