Você está aqui:

Estão abertas, a partir deste domingo (02), as inscrições para o Edital nº 01/2014 de Seleção de novos Pontos de Cultura na Bahia. As inscrições vão até o dia 18 de março e são destinadas a iinstituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede ou filial no estado da Bahia e que exerçam ações continuadas no campo da cultura há pelo menos três anos.

O edital é uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e o governo do estado da Bahia e vai destinar R$ 27 milhões para fomentar os projetos culturais de 150 novos Pontos de Cultura, com um orçamento de R$ 180 mil para cada ponto selecionado, pelo período de dois anos.

Aguardado há mais de dois anos, o novo edital tem o objetivo de fomentar os Pontos de Cultura para que articulem e apoiem as ações e projetos culturais já existentes na comunidade. Estão habilitados a participar da seleção instituições e grupos culturais que tenham atuação continuada em uma destas áreas do escopo do Programa Cultura Viva: Culturas Populares, Grupos Étnico-Culturais, Patrimônio Material e Imaterial, Audiovisual e Radiodifusão, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Pensamento e Memória, Expressões Artísticas e Ações Transversais.

Veja na página eletrônica da Representação Regional do MinC, na Bahia, a íntegra do Edital e toda a documentação necessária para realizar a inscrição. Os candidatos devem enviar os documentos devidamente preenchidos, impressos, assinados e salvos em mídia digital, via Sedex ou Carta Registrada, com Aviso de Recebimento, para a Secult/BA, no endereço: Edital “Programa Cultura Viva no Estado da Bahia”, Secretaria Estadual de Cultura da Bahia, Pça. Tomé de Souza, s/n – Centro – Salvador – Bahia – CEP: 40. 020-010 -, ou entregá-los em mãos, diretamente no Protocolo da Secult/BA.

Debate sobre o Cultura Viva

A SCDC/MinC convida a todos os interessados no novo Edital de Seleção de Pontos de Cultura da Bahia a participar do debate “Novos Desafios do Programa Cultura Viva”, a ser realizado na quarta-feira (05), no espaço Xisto Bahia, em Salvador, às 19h, que contará com a participação do diretor da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), Pedro Vasconcellos, e do secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim.

Será um debate de contextualização do Programa Cultura Viva com a realidade dos Pontos de Cultura na Bahia e uma oportunidade para esclarecimentos sobre a nova fase do programa e as formas de participação no edital. Ainda durante a evento, o diretor Pedro Vasconcellos irá se reunir com representantes da Rede dos Pontos de Cultura do estado para discutir a organização da TEIA da Diversidade, encontro nacional dos Pontos de Cultura que será realizado no mês de maio, em Natal (RN).

(Texto: Patrícia Saldanha, SCDC/MinC)