Você está aqui:

Para ampliar o número de bibliotecas públicas no Brasil,  foi criado o Projeto Mais Bibliotecas Públicas. O programa é resultado do convênio entre a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e o Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC).

A partir de dados levantados sobre os municípios, serão realizados 30 encontros regionais nos 26 estados brasileiros. A intenção é mobilizar e sensibilizar os gestores públicos e a sociedade civil para a ampliação  do número de bibliotecas públicas no território brasileiro. A idéia é mostrar o impacto que um serviço de acesso à informação e à leitura de qualidade pode ter para uma comunidade local. O processo de mobilização presencial se dará prioritariamente junto àqueles municípios que estão sem bibliotecas públicas ou em que o equipamento cultural esteja fechado.

Clique aqui e visualize a relação das bibliotecas públicas existentes no país, organizadas por Estados. http://snbp.bn.br/indicadores/dados-das-bibliotecas-publicas/]

Esse trabalho envolve também a articulação entre os Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas (SEBPs) e as lideranças locais envolvidas na construção dos Planos Estaduais e Municipais do Livro e Leitura, assim como instituições não governamentais e coletivas que atuam na valorização e requalificação de bibliotecas públicas, comunitárias e escolares.

Encontros

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro de 2013, o projeto realizou o encontro no Pará, primeiro encontro da região Norte do país. O evento reuniu 43 pessoas entre secretários de cultura e coordenadores de bibliotecas de 11 municípios, secretário de educação e funcionários da secretaria de cultura de Curaçá, representantes do Polo Guamazônico de Bibliotecas Comunitárias, representante de Biblioteca Comunitária de Boa Vista, e alunos e alunas de uma escola pública local. Na ocasião os participantes reafirmaram o direito à leitura como um direito humano. O encontro foi realizado em parceria com o SEBP-PA, a Fundação Cultural Tancredo Neves e a Secretaria de Cultura de Curuçá-PA.

Um dia depois, no dia 11 de dezembro de 2013, o encontro foi em Salvador. Na Fundação Pedro Calmon, reuniu 10 Secretários de Cultura dos municípios de Aracatu, Muniz Ferreira, Itanagra, Santo Amaro, Pinadí, Firmino Alves, Presidente Dutra, Ilhéus, Miguel Calmon e Caém, a representante do Enredando Leitura, o Conselho de Biblioteconomia, a Regional do MinC e a Diretora do Livro e Leitura do Estado da Bahia. O evento foi realizado em parceria com a Fundação Pedro Calmon e o SEBP BA.

A previsão é de que os próximos encontros aconteçam entre janeiro e abril de 2014.

A cobertura dos encontros está sendo realizada pela página no facebook ‘Mais Bibliotecas Públicas’. Para acessar, clique no link abaixo: https://www.facebook.com/maisbibliotecaspublicas

Texto: Wilker Leal Carvalho
Publicação: Ascom / MinC