Você está aqui:

A Cultura dos Povos e Comunidades Tradicionais, a Cultura Alimentar, o Hip Hop, a Capoeira e a Cultura LGBT passam a integrar os Colegiados Setoriais do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). A decisão foi tomada na última reunião do conselho, realizada entre os dias 9 e 10 de dezembro, em Brasília.

Os conselheiros acataram as monções apresentadas ao plenário do CNPC e na III Conferência Nacional de Cultura, reivindicando a inclusão dos novos segmentos ao conjunto dos temas analisados para a elaboração de novas políticas públicas na área da Cultura. O CNPC faz parte da estrutura funcional do Ministério da Cultura e reúne representantes da sociedade civil e das três esferas do poder público para assessorar e sugerir ações na área cultural.

Com esta decisão do conselho, as ações culturais voltadas para as cinco novas categorias também passam a ser contempladas com os recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), a partir de 2014. Ainda durante a reunião dos dias 9 e 10 de dezembro, o Colegiado Nacional do CNPC aprovou recomendação para que fossem encaminhados convites a representantes destes segmentos para participar da primeira reunião do Plenário do CNPC em 2014.

A inclusão do tema da Cultura LGBT no colegiado era uma antiga reivindicação de lideranças no setor e foi divulgado ao público durante o Fórum Mundial de Direitos Humanos, realizado recentemente em Brasília, pela conselheira nacional do CNPC, Edna Marajoara. “O conselho acatou a um pedido feito pela própria ministra Marta Suplicy, durante a III CNC, e criou cinco novos colegiados, entre eles o da Cultura LGBT”, comemorou Edna. .

Veja abaixo o vídeo com a entrevista
http://www.youtube.com/watch?v=v-7MCy99Rus

(Texto: Patrícia Saldanha, SCDC/MinC)