Você está aqui:

O Diário Oficial da União (seção 3, página 17) desta quinta-feira, dia 18, publica o Termo de Cooperação firmado entre a Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC/MinC) e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) para dar suporte técnico à implantação da Rede Criativa Brasil, que até 2014 irá implementar 13 centros de apoio aos empreendedores criativos no País, os Criativas Birôs.

Cada unidade do Criativa Birô vai oferecer aos criativos assessoria especializada, incluindo assessoria jurídica, consultoria em gestão, planejamento financeiro e marketing, elaboração de projetos, oportunidades de formação e qualificação profissional, acesso a crédito e a informações sobre o setor. Os centros estão sendo estruturados em parceria com os governos estaduais. O primeiro está previsto para ser inaugurado no Rio de Janeiro em Agosto de 2013.

O acordo repassa recursos orçamentários do MinC ao CDT/UnB e garante o desenvolvimento de metodologias de diagnóstico, planejamento estratégico, acompanhamento de resultados e avaliação de desempenhos para a rede dos Criativas Birôs, além da capacitação de gestores estaduais com oficinas presenciais.

“É um passo decisivo, pois a expertise do CDT nessa área vai ser importantíssima para a sustentabilidade da rede. Não adianta inaugurar um Criativa Birô sem um planejamento de médio e longo prazo que garanta a sua continuidade”, afirma a secretária da Economia Criativa do MinC, Claudia Leitão.

O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília é referência em inovação tecnológica no Brasil. Investe na pesquisa e no desenvolvimento do empreendedorismo e busca aproximar e fortalecer os laços entre a sociedade, empresas e o Governo. Apoia projetos que beneficiam diretamente à população com ações relacionadas à tecnologia, empreendedorismo, inovação, associativismo e cooperativismo.

(Texto: Coordenação de Comunicação Social da Secretaria da Economia Criativa do MinC)
(Fonte: Ascom/MinC)