Você está aqui:
A Cultura Brasileira é cada vez mais reconhecida e valorizada além de nossas fronteiras. No contexto dessa dimensão estratégica, o Ministério da Cultura (MinC) realiza, nesta quarta-feira (1º), no Edifício Parque Cidade Corporate, em Brasília, o Seminário de Alinhamento Estratégico Internacional para a Consolidação do Plano de Internacionalização da Cultura Brasileira. No evento, que contará com a presença do ministro Juca Ferreira, as ações internacionais de cada órgão do Sistema MinC serão compartilhadas e debatidas. O evento também contará com a participação de representantes do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores (MRE). 
O Plano de Internacionalização da Cultura Brasileira é resultado de um amplo processo de escuta que envolveu as diversas secretarias e instituições vinculadas ao MinC. Conduzido pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), a escuta identificou expectativas e perspectivas para a promoção e difusão da cultura brasileira no exterior. Entre as iniciativas  do plano está a definição de três programas estruturantes: Diálogos na Fronteira, Circuitos Culturais nos Centros Culturais Brasileiros no Exterior e Promoção e Difusão da Língua Portuguesa no Exterior.
A partir do seminário, o plano será institucionalizado para estabelecer o alinhamento estratégico internacional do Sistema MinC, visando a convergência de esforços e resultados, além do ganho de escala e da otimização de recursos. O prazo para finalização do plano é o fim do mês de julho.
O foco das ações do Plano de Internacionalização da Cultura Brasileira está nas relações Sul-Sul, conforme diretrizes da Política Externa Brasileira. Serão priorizados países da América Latina e Caribe, da Ibero-América, da África e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O MinC também pretende incentivar a difusão qualificada e a ampliação das relações comerciais e trocas culturais com países da União Europeia, Ásia e América do Norte. As ações do MinC estão em diálogo com o MRE e, por meio deste, com embaixadas e consulados brasileiros no exterior.
 
Programação
9h – 09h30 – Abertura pelo secretário-executivo, João Brant
9h30 – 9h45 – Exposição do diretor do Departamento Cultural do Ministério de Relações Exteriores, ministro George Firmeza
9h45 – 10h30 – Exposição sobre o processo consultivo, metodologia de trabalho e apresentação das conclusões preliminares das consultas ao Sistema MinC, a cargo da Diretoria de Relações Internacionais
10h30 – 12h – Debate
12h – 14h – Almoço
14h – 14h30 – Exposição do ministro da Cultura, Juca Ferreira
14h30 – 15h40 – Ancine, Funarte, FBN, FCRB, Ibram, Iphan e FCP
15h40 – 16h40 – SAI, SAV, SCDC, SPC, Sefic e Sefac
16h40 – 16h50 – Intervalo
16h50 – 17h20 – DDI, DLLB e Dinc
17h20 – 18h – Debate entre os participantes e identificação de projetos com potencial de articulação e/ou realização conjunta.
18h – 18h30 – Apresentação dos resultados alcançados no debate e encaminhamentos.
Texto: Larissa Leite
Fonte: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura