Você está aqui:

15.06.2015 – 16:30

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SAI), em parceria com a Universidade Federal do Acre (UFAC), realiza até novembro de 2015 o curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Pública de Cultura. Na próxima quarta-feira, dia 17 de junho, às 9h, o Secretário de Articulação Institucional do MinC, Vinicius Wu, estará presente na aula inaugural que será ministrada a aproximadamente 70 gestores culturais da região, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, na UFAC, com a palestra sobre “O Desafio da Qualificação Cultura no Brasil”.

O curso tem como objetivo principal capacitar gestores públicos, conselheiros e agentes culturais no estado do Acre, a fim de desenvolver competências e habilidades voltadas para o acesso às políticas de cultura, valorização a cultura regional e local e consolidação do Sistema Nacional.

A ação atenderá aos 18 municípios acreanos que aderiram ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), e as vagas disponibilizadas foram distribuídas aos gestores municipais, Conselheiros Estaduais de Cultura, e técnicos da Fundape (Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre) e da UFAC.

O curso
As aulas serão realizadas na forma semipresencial, integrando ações educativas presenciais e a distância. Elas têm como pressupostos metodológicos a relação teoria/prática, a transversalidade e a interação dos conteúdos, procedimentos e ações. O percurso formativo contempla o desenvolvimento de módulos estruturados com base nos três eixos temáticos – Políticas Públicas de Cultura; Diversidade Cultural e Desenvolvimento Sustentável e Gestão Cultural.

Nos módulos presenciais, estão previstas oficinas, seminários, painéis, vivências e atividades do campo. Como procedimento metodológico embasador de atividades subsequentes, será realizada oficina para Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), a qual dará oportunidade da construção de quadro de possibilidades e desafios na área da gestão cultural nos municípios envolvidos com o curso. O ambiente virtual de aprendizagem construído para o curso e estruturado na plataforma moodle será o aporte para o desenvolvimento dos módulos a distância.

Mudança no CNPC

No mesmo dia, no período da tarde, o secretário Vinícius Wu fará uma apresentação no mesmo local sobre o novo processo de eleição do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), das 14h30 às 15h30.

O CNPC é um órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Cultura e foi reestruturado a partir do Decreto 5.520, de 24 de agosto de 2005. O órgão é composto pela comissão organizadora nacional, comissões eleitorais, setoriais e 18 colegiados representativos da sociedade civil e tem como finalidade propor a formulação de políticas públicas, com objetivo de promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no território nacional.

Com a renovação, para o período de 2015 a 2017, a perspectiva do Ministério da Cultura é ampliar os canais de diálogo e aperfeiçoamento das instâncias de participação social, além de reforçar o papel do Conselho de ser um espaço de discussão de diretrizes e aperfeiçoamento das políticas culturais.

A SAI começa, nesta terça-feira (16), a realizar visitas aos estados e municípios para divulgação do novo processo de eleição do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC). O primeiro estado a ser visitado é o Maranhão, onde o processo eleitoral do CNPC será discutido no Fórum Estadual de Cultura do estado. O processo de divulgação percorrerá os 27 estados brasileiros mais o Distrito Federal.

No dia 19, a coordenadora de Instrumentos de Gestão do SNC, Luisa Galiza, segue para Santarém (PA) para participar da mesa de encerramento e avaliação dos trabalhos de conclusão do curso de Extensão de Gestores e Conselheiros Culturais, parceria da SAI/MINC com a Universidade Federal do Oeste do Pará. Na oportunidade, também será apresentado o processo de eleição para renovação do Conselho.

Fonte: Secretaria de Articulação Institucional/Ministério da Cultura