Você está aqui:

A Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura divulgou 25 mapeamentos socioculturais dos CEUs (Centros de Artes e Esportes Unificados) para consulta. O trabalho é parte do processo de mobilização social para uso e ocupação dos equipamentos e visa auxiliar as prefeituras e as comunidades na gestão e definição das atividades que serão promovidas nos espaços.

Primários e setor com numeração Setor_C.MirimO mapeamento foi feito a partir de uma metodologia desenvolvida pelo ministério, por meio do cruzamento de dados de diversas fontes oficiais (ministérios da Educação, Cultura, Saúde, Cidades, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, IBGE, dentre outros), com informações colhidas diretamente nos municípios para identificar pessoas, grupos, instituições e entidades que desenvolvem ações comunitárias, sociais ou culturais e podem contribuir para a ocupação dos equipamentos. Esse processo foi complementado com visitas em cada CEU, nas quais foram validados os dados primários e acrescentadas novas informações pelos gestores e comunidade.

A Coordenadora Geral de Desenvolvimento Territorial da SEC, Isadora Tami, explica que os mapas não pretendem esgotar o processo de mobilização. “O mapeamento do Território de Vivência é uma ferramenta para fortalecimento da participação social na gestão dos CEUs, pois gera uma lista de lideranças comunitárias e culturais que passam a ser localizadas e acionadas pelo Grupo Gestor, fortalecendo as redes de articulação para a ocupação do equipamento.”

Os mapas trazem as indicações dos diversos grupos sociais, instituições, organizações e programas, com foco no entorno dos CEUs, nos chamados Territórios de Vivência – áreas envoltória ao equipamento na qual se estabelecem as redes socioculturais e o cotidiano de vida das comunidades.

Confira os mapas de cada um dos 25 CEUs nos links a seguir:

Abaetetuba (PA)

Araguari (MG)

Araras (SP)

Barbalha (CE)

Campo Largo (PR)

Cascavel (PR)

Catanduva (SP)

Ceará-Mirim (RN)

Chapecó (SC)

Colatina (ES)

Erechim (RS)

Fazenda Rio Grande (PR)

Itapira (SP)

Matão (SP)

Pato Branco (PR)

Penápolis (SP)

Presidente Prudente (SP)

Quatro Barras (PR)

Russas (CE)

Santa Bárbara (SP)

São Bento do Sul (SC)

São Félix do Xingu (PA)

Sertãozinho (SP)

Sorriso (MT)

Toledo (PR)

Fonte: http://pracas.cultura.gov.br/