Você está aqui:

O município de Luiz Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, é a primeira cidade do estado a ter um CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado) inaugurado. A entrega ocorreu no último sábado, no bairro de Santa Cruz, que fica na parte sul da cidade.

Erguido em uma praça de 3 mil metros quadrados, o CEU conta com salas multiuso, biblioteca, lab multimidia, cineteatro com capacidade de 60 lugares, quadra de eventos, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada. A sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) também será transferida para o centro. Cada CEU também recebe do governo federal o total de 2 mil livros para iniciar o acervo da biblioteca e um kit de filmes da Programadora Brasil para a realização de mostras de cinema.

A cerimônia de inauguração contou com apresentação musical da Orquestra Filarmônica municipal, demonstrações de ginástica rítmica, além de exposição fotográfica, encenação teatral e práticas esportivas. “O trabalho da prefeitura não encerra com esta inauguração, ao contrário, apenas está sendo dada a largada das inúmeras ações que serão realizadas aqui, a partir de hoje. Pedimos a colaboração de todos para que possamos conservar esta importante obra”, observou o prefeito Humberto Santa Cruz.

O CEU será administrado por um Grupo Gestor, formado por representantes da prefeitura e da própria comunidade, configurando uma gestão compartilhada. O objetivo é desenvolver um Plano de Gestão e de Usos e Programação do centro. Além disso, o Ministério da Cultura vai apoiar o CEU no processo de mobilização social para ocupação do equipamento, por meio do Mapeamento dos Territórios de Vivência.

Saiba mais aqui.

Com a inauguração na Bahia, já são 21 CEUs em funcionamento no país, em 11 estados. Ainda para este mês, estão previstas entregas de CEUs em Maricá (RJ), Codó (MA), Formosa (GO), Fazenda Rio Grande (PR), Campo Largo (PR) e Russas (CE).