Você está aqui:
REG_IMAT_Teatro_de_Bonecos_Popular_do_Nordeste

Este bem cultural imaterial é uma tradicional brincadeira, com origens no hibridismo cultural, durante o período de colonização do Brasil

Os bonequeiros do Rio Grande do Norte recebem do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nesta sexta-feira, 04 de novembro, o certificado de Patrimônio Cultural do Brasil. A entrega da titulação acontece durante o IV Encontro de Bonecos e Bonequeiros do Teatro de João Redondo no RN, realizado no munícipio de Currais Novos (RN).

O Teatro de Bonecos do Nordeste, Inscrito no Livro de Formas de Expressão em março de 2015, evidencia a originalidade e tradição dessa expressão cênica, repassadas de mestre para discípulo, de pai para filho, de geração para geração.

A manifestação cultural presente nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal, revela uma das facetas da cultura brasileira, onde brincantes, por meio da arte dos bonecos, encenam histórias apreendidas na tradição que falam de relações sociais estabelecidas em um dado período da sociedade nordestina e de histórias que continuam revelando seu cotidiano, através dos novos enredos, personagens, música, linguagem verbal, das cores e da alegria que são inerentes ao seu contexto social.

Durante o evento, também serão entregues pelo Iphan para 17 bonequeiros do estado o certificado referente ao Prêmio Teatro de Bonecos Popular do Nordeste – Mamulengo, Babau, João Redondo, Cassimiro Coco (TBPN) promovido pelo Instituto em 2015, e que contemplou 45 premiados de 10 estados brasileiros. A pedido dos próprios bonequeiros, o edital priorizou mestres idosos. Assim, dentre os critérios de participação, os candidatos deveriam ter acima de 55 anos de idade e no mínimo 20 anos de brincadeira. Como resultado, 78% dos premiados têm 60 anos ou mais.

Além dessa premiação, o Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI/Iphan), junto com as superintendências dos quatro estados onde foi identificada a ocorrência dessa expressão cultural, realiza outras ações de apoio e fomento ao bem registrado, articulando o diálogo direto com os bonequeiros e buscando parcerias locais com órgãos governamentais e instituições privadas a fim de estruturar uma ampla rede de cooperação atuante na promoção do bem cultural.

Entrega da Titulação de Patrimônio Cultural do Brasil e certificação aos Premiados no edital Teatro de Bonecos 2015
Data:
04 novembro de 2016
Horário: 11h15

Texto e Fonte: Iphan