Você está aqui:

Pesquisadores encontram na Biblioteca Nacional um estímulo para realizar estudos inovadores, por meio dos Programas de Apoio à Pesquisa e Residência em Pesquisa. A instituição divulgou o nome dos contemplados nos editais da edição 2016 dos dois programas. De acordo com Marcus Venicio Toledo Ribeiro, coordenador-geral do Centro de Pesquisa e Editoração da Biblioteca Nacional, o objetivo é incentivar a produção de conhecimento a partir do acervo da instituição.

“A finalidade é produzir conhecimento de interesse para o país. Seguimos os parâmetros da CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), com pesquisas na área de ciências humanas, ciências sociais aplicadas e na área de língua e literatura brasileira, mas não exclusivamente brasileira. Temos também um segundo vetor, com sete linhas de pesquisa preferenciais: Cultura, Pensamento, Política e Sociedade no Brasil; Literatura Brasileira e Comparada: História e Análise; Preservação e Restauração de Acervos; Estudos sobre Bibliotecas: Cultura e História; História da Ciência no Brasil; Arte e Imagem: História e Crítica; História Cultural e Intelectual. É bem abrangente por conta do acervo enciclopédico da instituição”, explica o coordenador.

Segundo Ribeiro, 122 projetos foram apresentados para o Programa de Apoio à Pesquisa, e 18 para o Programa de Residência. Na seleção final, 20 pesquisadores foram aprovados (14 no Programa de Apoio à Pesquisa e 6 no Programa de Residência, sendo 2 estrangeiros). As bolsas variam de R$ 550 (júnior) até R$ 7100 (pesquisadores estrangeiros). Como o grau de exigência para participar do Programa de Residência aumentou, subiu também o valor da bolsa, de acordo com o coordenador.

“Passamos a exigir no mínimo oito anos de doutorado, para termos estudos mais consistentes, trabalhos de fôlego. Convidamos também doutores para compor a mesa de análise dos projetos”, frisa o coordenador.

De acordo com Ribeiro, os programas de apoio já deram vários frutos. Um exemplo é o trabalho do pesquisador residente português João Marques Lopes. Ele pesquisou sobre a recepção da obra de Lima Barreto em Portugal, encontrou uma crônica inédita desse autor, desconhecida até então pelos especialistas na obra de Lima Barreto. Essa crônica, que trata de conquistas neocolonialistas de Portugal em Angola no início do século XX, lança luzes sobre as relações do escritor com grupos de esquerda portugueses no período. A crônica será publicada proximamente no volume 132 dos Anais da Biblioteca Nacional. A provável publicação de seu estudo como bolsista residente – “A recepção de Lima Barreto em Portugal: a documentação da Biblioteca Nacional (1909 -1921)”, será em coedição com o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeia, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Ele é doutor em Literatura pela Universidade de Lisboa.

Também merece destaque o seminário organizado em 2014 pela ex-bolsista residente Olívia Saraiva intitulado “O manuscrito grego da Biblioteca Nacional: crítica textual e práticas de edição de texto”. Durante três dias, o seminário reuniu filólogos, linguistas e historiadores de diversas universidades federais do País e resultou na formação de um grupo especializado de pesquisa, cujos conhecimentos estão sendo aplicados em estudos sobre segmentos dos acervos das divisões de Manuscritos e de Obras Raras de conteúdo e valor até então desconhecidos pela instituição. Os estudos apresentados no seminário serão publicados no volume 133 dos Anais da Biblioteca Nacional, que deverá ser lançado até março de 2017.

Outros resultados do Programa de Residência em Pesquisa da Biblioteca Nacional: a doutora em Teoria Literária Anna Friedrich, realizou, como bolsista, o estudo “Escritoras silenciadas pela história: Narcisa Amália, Júlia Lopes de Almeida e Albertina Bertha”, sobre três escritoras fluminenses muito lidas em sua época, mas que não figuram nos panteões das histórias da Literatura Brasileira.

Como efeito desse estudo, a Biblioteca Nacional lançou em abril deste ano, em coedição com a Editora Gradiva, de Porto Alegre, o romance “Exaltação”, de Albertina Bertha; e deve lançar ainda este ano o livro de poemas “Nebulosas”, de Narcisa Amália, pela mesma editora.
A pesquisadora também se engajou na preparação de um livro que será lançado pela Biblioteca Nacional no início do ano de 2017: “Dois dedos de prosa: o cotidiano carioca por Júlia Lopes de Almeida”.

Há previsão também de publicação dos livros “A tatuagem no Brasil”, exaustivo estudo histórico da ex-pesquisadora residente Silvana Jeha, e “História do direito de greve no Brasil (1890-1946)”, do ex-bolsista residente Gustavo Siqueira – ambos em negociação dos autores com editoras brasileiras.

Pesquisadores selecionados para o Programa de Residência em Pesquisa e respectivos projetos:

Magali Gouveia Engel (Rio de Janeiro) – Lima Barreto: trajetória intelectual e redes de solidariedade (Rio de Janeiro, 1897 – 1922)

Carlos Ziller Camenietzki (Rio de Janeiro) – Uranófilo, o Peregrino Celeste – Proposta de pesquisa e tradução comentada da obra do Padre Valentin Stansel (Olomuc, 1621- Salvador, 1705)

Heloísa Maria Teixeira (Minas Gerais) – Intercâmbio de ideias: Arthur Ramos e intelectuais das
Américas sobre a questão cultural negra (1930-1949)

Newton Freire Murce Filho (Rio de Janeiro) – Livros ilustrados em língua portuguesa e inglesa: uma discussão sobre literatura infantil, diversidade, tradição e inovação

Aquiles Ratti Alencar Brayner (Londres) – Coleção BNDigital Afro-Brasileira Novos Modelos de Difusão, Acesso e Reuso de Acervos Eletrônicos

Márcia Sá Cavalcanti Schuback (Estocolmo) – O pensamento peregrino de Athanasius Kircher

Pesquisadores selecionados para o Programa de Apoio à Pesquisa:
Categoria Doutor:
Maria do Socorro Fernandes de Carvalho (São Paulo) – Catálogo dos Autores Seiscentistas da Biblioteca Nacional (com estudo retórico – poético)

Danielle Oliveira Mércuri (São Paulo) – Recomendações para a princesa e a rainha de Castela em dois Tratados Raros dos Quatrocentos que compõem o acervo da Fundação Biblioteca Nacional

Carlos Eduardo Soares da Cruz (Rio de Janeiro) – O Portugal Moderno (1899 – 1913) na Aliança Luso-Brasileira Feminista

Categoria Doutorando:

Diana Mendes Machado da Silva (São Paulo) – Futebol e cultura visual – A construção da figura do craque: Marcos Carneiro de Mendonça, Leônidas da Silva e Domingos da Guia (1910-1940)
Gabriela Bazan Pedrão (São Paulo) – A Memória e a organização da informação através de catálogos: um estudo sobre o catálogo de Panizzi

Luísa Perissé Nunes da Silva (Rio de Janeiro) – Brasil e Argentina: tradução e adaptação e suas representações na cultura

Lincoln Marques Dos Santos (Rio de Janeiro) – Governo, poder e fiscalidade: as Minas Gerais setecentistas nos domínios do Império Português (1721-1732).

Categoria Júnior

Anália Bicalho Vencioneck

Sandro Aragão Rocha

Bernardo Borges Baião Guimarães Fernandes

Alexandre de Bastos Pereira Débora Marinho Guerra

Luís Henrique Souza dos Santos Maria Teresa dos Santos Monteiro

Acesso Rápido:

Edital – Programa de Apoio à Pesquisa na Biblioteca Nacional 2016

Edital – Programa de Residência em Pesquisa na Biblioteca Nacional 2016

Texto e Fonte: Alessandra de Paula/Assessoria de Comunicação /Ministério da Cultura