Você está aqui:

O secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), Alfredo Bertini, participou nessa quarta-feira (21), em Lisboa, Portugal, de encontro do núcleo audiovisual da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que será coordenado pelo Brasil a partir de novembro deste ano, juntamente com toda a área cultural do bloco.

Alfredo Bertini participou de reunião da CPLP Audiovisual (Foto: Divulgação)

“O Brasil terá, com a coordenação, um protagonismo na área de cultura do CPLP. Iremos desempenhar um papel estratégico no desenvolvimento e na organização dos projetos culturais da comunidade, que envolve atualmente nove países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste”, explicou Bertini, que aproveitou a reunião em Lisboa para estreitar contatos com representantes do audiovisual dos países da comunidade.

O setor audiovisual é uma das áreas estratégicas do núcleo de cultura da CPLP. Entre os programas do CPLP Audiovisual está o Nossa Língua, que trata da exibição de documentários sobre cultura e sociedade nos países de língua portuguesa. “Esse projeto é composto por editais de fomento, que utilizam os recursos de um fundo constituído pelos países integrantes da comunidade”, esclareceu o secretário.

De acordo com Bertini, a partir da posse do Brasil no comando da área cultural da CPLP, será realizado o fechamento da primeira etapa das atividades, com a elaboração e a seleção de produtos originados a partir de editais, e a constituição da segunda etapa, cujos projetos serão lançados em maio. “Esta é uma fase muito importante de programas que tratam da unidade linguística e que conseguem aproximar as nações da CPLP”, destacou.

Também estiveram presentes à reunião a diretora-geral da CPLP, Georgina Benrós de Mello, a presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual (Portugal), Filomena Serras Pereira, o embaixador do Brasil na CPLP, Gonçalo Carvalho, e representantes de entidades ligadas ao setor.

Objetivos

O Programa CPLP Audiovisual tem por objetivo fomentar a produção e a difusão de conteúdos audiovisuais nos estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, por meio da realização de concursos nacionais de seleção de projetos de documentários e filmes de ficção.

Fonte e texto: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura