Você está aqui:

O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid), lançou o Culturi, uma grande rede social que busca divulgar a cultura nacional para brasileiros e estrangeiros. O aplicativo é gratuito é já está disponível para plataformas Android e IOS.

Além de mapear os principais eventos culturais e turísticos, os internautas também poderão mostrar o seu olhar e colaborar com a cobertura, ao enviar fotos, vídeos, ou registrar a experiência cultural da rua, bairro e cidade. Durante os Jogos Paralímpicos, por exemplo, é a oportunidade para difundir a cultura brasileira e para participar de alguns desses eventos.

O secretário do audiovisual do Ministério da Cultura, Alfredo Bertini, elogiou a iniciativa, que aproxima ainda mais a Cultura das pessoas. “É importante o MinC estar atento às demandas da sociedade. Nós disponibilizamos esse aplicativo, que contribui para isso”, disse.Thaís Gaudencio do Rêgo, coordenadora de desenvolvimento do Culturi e professora da UFPB, explica que registro e consulta são feitos por qualquer usuário e foi idealizado para acompanhamento de atividades culturais, shows e exposições de arte.

“Com as Paralimpíadas acontecendo, o aplicativo permite conhecer pontos turísticos e eventos culturais que acontecem no Rio de Janeiro e que ainda são possíveis de serem descobertos até por nativos desta cidade. O circuito de audiovisual Brasil 2016, por exemplo, tem toda a sua programação registrada no aplicativo, inclusive sobre sessões com audiodescrição e legenda, apropriadas para pessoas com deficiência visual e auditiva”, explicou.

Por meio da ferramenta, o próprio usuário, além de ter informações disponíveis, poderá acrescentar outros dados culturais. O interessado também poderá curtir, avaliar, compartilhar e convidar outros usuários para os eventos cadastrados.

Para motivar e estimular os usuários a colaborarem e avaliarem todo o seu conteúdo, a rede social usa um ranking de pessoas e cidades que mais interagem, divulgam e contribuem com a cultura no Brasil, que estará disponível no aplicativo.

Além disso, artistas, produtores, organizadores de eventos culturais e empresas podem divulgar gratuitamente qualquer tipo de atividade e manifestação ligadas à cultura. O Culturi utiliza, ainda, bases de dados do Ministério da Cultura, como o Mapas Culturais, que faz parte do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (Sniic).

Mais informações: http://www.culturi.com.br/

Texto e Fonte: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura