Você está aqui:

20.04.2016 – 17:27

A Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Ivana Bentes, participa nesta quinta-feira (21), de seminário “Cultura Urbana para a Inclusão Social na América-Latina”, que ocorrerá em Bruxelas, capital da Bélgica.

O seminário reunirá governos, responsáveis pelo urbanismo, artistas, setor privado, comunidades locais e organizações da sociedade civil do âmbito da cultura, com o fim de analisar e trocar ideias, necessidades, experiências e conhecimentos sobre o papel essencial que a cultura e a criatividade desempenham em um planejamento urbano inclusivo.

A secretária Ivana Bentes representará o Ministério da Cultura junto à mesa “O papel da cultura na construção de cidades democráticas”, onde será debatida a cidadania do século XXI como uma cidadania ativa, que reclama de espaços de participação para a melhora das democracias. Neste contexto, a cultura mostra-se como um dos meios mais importantes para o combate da desigualdade e contribuição à democracia.

Confira os detalhes sobre o seminário no site da Secretaria Geral Ibero-americana.
http://segib.org/pt-br/diario/seminario-cultura-urbana-para-la-inclusion-social-en-america-latina/

Inspirações
A Política Nacional de Cultura Viva inspirou a adoção de políticas culturais semelhantes por diversos países da América Latina. A partir dessas colaborações, foi criado o fundo IberCultura Viva [http://iberculturaviva.org/], um programa de cooperação técnica e financeira voltado para o fortalecimento das culturas de base comunitária dos países ibero-americanos.

Um de seus principais objetivos é promover a criação de redes, alianças e intercâmbios para a ação conjunta entre os diversos atores sociais e governamentais, propiciando o desenvolvimento de uma cultura cooperativa, solidária e transformadora.

Atualmente, integram o IberCultura Viva não apenas o Brasil, mas também Argentina, Chile, Costa Rica, El Salvador, Espanha, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

O conceito e a experiência prática dos Pontos de Cultura também deverão servir também como referência para a construção de um projeto de formação cidadã liderado pelo Papa Francisco, que pretende alcançar 200 milhões de jovens em 20 anos.

Texto e Fonte: Cristiane Nascimento/Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura