Você está aqui:

11.2.2016 – 8:23

Nas próximas semanas, o Festival Internacional de Clermont-Ferrand, na França, e o Festival Internacional de Berlim, na Alemanha, receberão filmes e projetos brasileiros apoiados pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). O suporte vem Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais, que concede subsídios diversos a projetos audiovisuais convidados para 27 laboratórios ou workshops no exterior e a filmes oficialmente convidados para 80 festivais internacionais, e do Programa de Apoio à Participação de Produtores de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios, que ajuda a viabilizar a participação de representantes de empresas em 22 eventos de mercado internacionais.

O Festival Internacional de Clermont-Ferrand, que começou no dia 5 de fevereiro e vai até o dia 13 deste mês, recebe os curtas-metragens Auto Copa Park, de João Francisco Dantas Atala Mansour, e Ainda sangro por dentro, de Carlos Segundo, ambos na competição internacional, com o apoio da Ancine.

Já o Festival Internacional de Berlim, que tem início no dia 11 e se estende até o dia 21 de fevereiro, contará com oito filmes apoiados pelo programa da Ancine: Antes o tempo não acabava, de Fábio Baldo; Curumim, de Marcos Botelho Prado; e Mãe só há uma, de Ana Muylaert – todos na categoria Panorama. Na categoria Berlinale Shorts Competition, o curta Das águas que passam, de Diego Marim Zon, estará concorrendo. Na mostra Forum Expanded, o filme Ruína, de Gabriel Sanna, será exibido. Três projetos nacionais participam na mostra Talents: A Mensageira, de Claudio Costa Marques, Garoto Neon, de Jéssica Luz, e Sahar, de Vera Egito.

Saiba mais sobre o funcionamento do Programa

O Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais conta com três categorias de auxílio, dependendo da classificação de cada evento: apoio A – confecção de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro; B – envio de cópia e apoio financeiro; C – envio de cópia. As regras para a concessão do apoio estão dispostas no regulamento do programa. Mais informações podem ser conseguidas pelo e-mail programa.apoio@ancine.gov.br.

Fonte e texto: Agência Nacional do Cinema (Ancine)/Ministério da Cultura