Você está aqui:
O Ministério da Cultura (MinC) aderiu formalmente à Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) nesta terça-feira, dia 20. O ministro Juca Ferreira assinou o ingresso na rede que atua pela promoção e garantia dos direitos das crianças até os seis anos de idade e ressaltou o papel que a cultura deve cumprir na qualificação da educação brasileira.

Adesão à Rede Nacional da Primeira Infância ajudará MinC a pensar as políticas voltadas para esse público (Foto: Lia de Paula – Ascom/MinC)

“O esforço da universalização da educação brasileira já está entrando nos eixos, mas a qualidade da educação é a grande carência. A presença do ministério numa rede de educação para a primeira infância é a possibilidade de contribuir com a arte e com a cultura para tornar a viagem do conhecimento e da formação uma viagem prazerosa, profunda e que desperte o interesse nas novas gerações”, afirmou.
A secretária de Educação e Formação Artística e Cultural do MinC, Juana Nunes, destacou que a RNPI representa um pacto nacional pela primeira infância e ajudará o Ministério a pensar as políticas públicas voltadas para este público.
“Já fizemos um primeiro seminário com este tema e constituímos um grupo de trabalho com o MEC para pensar uma política voltada para a primeira infância que dê conta da dimensão da escola, da pré-escola, da educação infantil. No campo da cultura, queremos apoiar e dar visibilidade aos artistas que apostaram sua carreira na produção infantil”, explicou.
A RNPI foi formada em 2007 e hoje é uma articulação nacional composta por mais de 160 organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais. Entre os participantes governamentais estão os ministérios da Saúde, da Educação, do Desenvolvimento Social e dos Direitos Humanos.
Tesxto: Vinicius Mansur
Fonte: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura