Você está aqui:

4.9.2015 – 9:24

A festa do Sairé é a maior e mais importante festividade de Santarém e da região do Baixo Amazonas paraense (Foto: Iphan)

A maior e mais importante festividade de Santarém e da região do Baixo Amazonas paraense, a festa do Sairé, ganhou documentário etnográfico e gravação de repertório variado de musicas da Amazônia. O material, que será lançado às 20h deste sábado (5), na Praça Matriz de Alter do Chão, em Santarém (PA), compõe o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) do Sairé, que articula pesquisa histórica, documental e etnográfica, realização de entrevistas e produção de registros fotográficos e audiovisuais em conjunto com os grupos festeiros.

O filme, realizado durante a festa do Sairé de 2013, mostra os preparativos dos festejos na comunidade, as principais etapas do ciclo festivo, os personagens centrais da celebração e os rituais orais e dramáticos em torno dos símbolos sagrados, entre outras manifestações religiosas e culturais que compõem a festa. Já o CD traz repertório amazônico como os cordões de pássaros, o lundu, o marambiré e outros que atualizam melodias e versos de autoria desconhecidas ou compostas pelos foliões do grupo Espanta Cão.

O projeto foi fruto de uma parceria estabelecida entre a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Pará e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por intermédio do Programa de Extensão Patrimônio Cultural na Amazônia (PEPCA), a partir de demandas de grupos formais e informais responsáveis pela produção anual da Festa do Sairé, os quais se mostravam interessados em um possível registro da celebração como patrimônio cultural brasileiro.

Juntos, o CD de músicas do Espanta Cão e o DVD do filme etnográfico constituem formas de conhecer a festa do Sairé de Alter do Chão, além de um gesto de reconhecimento àqueles que contribuem todo ano para a preservação da memória e do patrimônio cultural da comunidade e da região.
 
Serviço:
Lançamento do documentário “Festa do Sairé” e CD do grupo Espanta Cão
Data: 05 de setembro de 2015
Horário: 20h
Local: Praça Matriz de Alter do Chão/Santarém/PA

Fonte: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Fonte: Ministério da Cultura