Você está aqui:

Juca Ferreira e comitiva do MinC foram recebidos pelo governador do Piauí, Wellington Dias (Foto: Ascom/MinC)

18.8.2015 – 19:25

“A diferença da rabeca (instrumento musical produzido no Piauí) para o violino é que ela é artesanal e você coloca no peito”, explica Stayllon Rodrigues de Salles, 24 anos. O músico e professor aprendeu a tocar o instrumento sozinho, ao assistir vídeos na internet. Hoje, passa adiante o conhecimento e ensina jovens no município de Bom Jesus, a cerca de 600 km de Teresina. A cidade é famosa pelo instrumento e será palco, em setembro, da oitava edição do Festival de Rabecas.

Com o objetivo de lançar o Festival de Rabecas, estudar ações culturais conjuntas e estreitar laços entre o Ministério da Cultura (MinC) e o estado do Piauí, o ministro Juca Ferreira esteve em Teresina, nesta terça-feira (18). Em visita ao Palácio Karnak (sede do governo estadual), Juca ressaltou a importância da retomada dos Pontos de Cultura, do desenvolvimento de projetos de leituras em presídios e da retomada de projetos envolvendo a Serra da Capivara, sítio arqueológico declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 1993.

“Reitero aqui meu desejo de retomar projetos em torno da Serra da Capivara. Aqui é onde há uma das marcas mais antigas da presença do homem no mundo. O parque tem alta relevância cultural, científica e social”, afirmou o ministro. “Mas ainda falta infraestrutura, criar conexão com o trade turístico. Precisamos realizar processo que gere autossustentabilidade para o parque”, completou.

Também presente à visita ao Piauí, a presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, contou que o parque da Capivara é um dos desafios da instituição no estado. “O parque tem um acervo arqueológico de enorme grandeza e importância para o País. Ele passa neste momento por uma indagação quanto a formas de gestão”, explicou. “O Iphan nunca deixou de enviar recursos porque o parque está entre as prioridades da instituição, mas nossa preocupação é criar formas para que ele não dependa de envio de recursos esporádicos”, completou.

Outro tema abordado durante a visita foram os Pontos de Cultura do estado. O secretário da Cultura, Fábio Novo, fez um apelo para a revitalização desses espaços no Piauí. “É uma das políticas mais importantes de difusão de cultura porque é de uma riqueza inestimável”, apontou.

O governador do Piauí, Wellington Dias, sugeriu que os Pontos de Cultura adentrassem escolas e presídios. “Temos 11 territórios em desenvolvimento no Piauí e acredito que a cultura, além de permitir resgate do nosso patrimônio, é importante para o desenvolvimento econômico”, afirmou. “Temos que ter Ponto de Cultura casado com a educação”, pontuou.

Em relação aos Pontos de Cultura, Juca Ferreira e a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Ivana Bentes, anunciaram a aprovação de uma emenda parlamentar com recursos de R$ 1 milhão para serem investidos no Circuito Cultura Viva do estado. Além disso, enfatizaram a realização, no próximo ano, da Teia Cultural, que reunirá Pontos de todo o estado.

Avanços

Durante a cerimônia, Juca Ferreira abordou, ainda, a necessidade de desenvolver projetos de leitura em presídios. O ministro destacou também a importância de investimentos em Economia da Cultura, que é um dos setores que ainda cresce, apesar da crise econômica. O investimento na área também seria uma forma de diversificar a pauta de exportações brasileiras, hoje pautada, sobretudo, por commodities agrícolas e minerais.

Por fim, Juca Ferreira elogiou a iniciativa de festivais realizados no estado, como o de rabecas e o Festluso – evento de teatro que reúne diversos países de língua portuguesa. “No próximo ano, queremos reunir os instrumentos fabricados em cada estado para dar visibilidade a eles e a rabeca é um instrumento tradicional. Ano que vem também faremos um grande evento de língua portuguesa e quero que os organizadores do Festluso façam parte”, adiantou.

Ponto de Cultura

Durante a viagem oficial, a comitiva do Ministério visitou o Ponto de Cultura ABD-PI, criado há dez anos e responsável por realizar cursos e oficinas na área de artes e audiovisual. O secretário do Audiovisual do MinC, Pola Ribeiro, salientou a importância de promover um trabalho em conjunto entre o Ponto de Cultura, a secretaria estadual de Cultura e o MinC.

Texto: Cecilia Coelho
Fonte: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura