Você está aqui:

13.8.2015 – 9:54

A Cultura fará parte do Dialoga Brasil, plataforma on-line criada, no fim de julho, pelo governo federal para receber sugestões da sociedade sobre programas federais. Com isso, qualquer cidadão poderá dar ideias ao Ministério da Cultura (MinC) para aperfeiçoar iniciativas como a Política Nacional de Cultura Viva, a Política Nacional das Artes, o Vale-Cultura, o Mais Cultura nas Escolas e todas as políticas de apoio ao audiovisual brasileiro, entre outros.  

A inclusão do tema Cultura na plataforma digital será oficializada nesta sexta-feira (14), em Salvador (BA), em solenidade com participação do ministro da Cultura, Juca Ferreira. Está prevista também a presença dos titulares de pastas que já estão no espaço de participação digital, os ministros Arthur Chioro (Saúde), Renato Janine Ribeiro (Educação), José Eduardo Cardozo (Justiça) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome).

A partir desse lançamento, qualquer pessoa poderá propor, por meio de um computador ou dispositivo móvel, sugestões a sete políticas e programas prioritários do Ministério da Cultura (confira abaixo). As três propostas mais apoiadas em cada iniciativa serão respondidas a partir de novembro de 2015 e poderão virar realidade.

Participação social

Na semana passada, Juca Ferreira recebeu o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, para definir os assuntos relacionados à pasta que estarão abertos à avaliação e às sugestões da sociedade. Na ocasião, o ministro da Cultura destacou a disposição do governo em estreitar o contato com a população. “Não acreditamos em políticas públicas feitas do gabinete. É preciso dialogar o tempo inteiro e abrir canais da sociedade brasileira na construção, execução e avaliação posterior de programas”, afirmou Juca.

Saiba mais sobre as políticas e programas do MinC que farão parte do Dialoga Brasil:

Agenda Século XXI

Brasil de Todas as Telas

Cultura e Educação

PAC Cidades Históricas

Política Nacional das Artes

Política Nacional de Cultura Viva

Vale-Cultura

Texto: Luciana Bezerra
Fonte: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura