Você está aqui:

Mais de 5% da economia brasileira é gerada pela cultura. A economia da cultura está crescendo apesar da crise. Investimentos sistemáticos fizeram com que essa atividade se tornasse a segunda mais importante dos Estados Unidos e a terceira no Reino Unido. A China estabeleceu como meta ter, na cultura, sua quinta maior atividade produtiva em dez anos e, três anos antes do prazo estabelecido, esse ramo já responde pelo terceiro lugar dentre as atividades mais lucrativas daquele país. Essas informações foram dadas pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, em encontro ocorrido nesta segunda feira.

O encontro teve a questão da economia da cultura como principal tema. “A cultura, embora tenha enorme potencial, nunca recebeu olhar generoso do Estado brasileiro em sua função regulatória”, destacou o ministro Juca, que buscou sensibilizar seu colega de Esplanada dos Ministérios para o filão que o Brasil pode explorar. A argumentação encontrou eco no ministro Armando Monteiro, para quem “a economia da cultura tem presença em várias atividades econômicas”. Monteiro destacou que a cultura é um ponto de grande vantagem do Brasil sobre outros países. “Temos uma cultura multifacetada”, refletiu, ao comentar a diversidade de manifestações que ocorrem no País.

Diante da concordância dos dois ministros quanto à importância da cultura como atividade produtiva, geradora de riquezas e divisas, eles acertaram o início de um diálogo organizado. “Faremos com nossos secretários uma força tarefa e, a partir dos interlocutores designados pelo ministro Juca, organizaremos visitas exploratórias ao MinC e, a partir delas, estabeleceremos uma agenda de trabalho em que sistematizaremos o que podemos e devemos fazer no curto e no médio prazo”, afirmou o Monteiro. Segundo ele, será necessária, também, a articulação com outros ministérios. “Essa questão deverá ser tratada de forma sistemática”, afirmou.

Foto do alto: ministros Juca Ferreira e Armando Monteiro e equipe do MDIC. Foto de baixo: Guilherme Varella, secretário de Política Cultural do MinC (Fotos: Janine Moraes)

O ministro Juca Ferreira designou o secretário de Políticas Culturais, Guilherme Varella, como interlocutor do MinC junto ao MDIC. Para Varella, a aliança com o MDIC reforça o estímulo para “ampliação da cultura no PIB (Produto Interno Bruto)”.

Além dos ministros, participaram da reunião, pelo MinC, o secretário executivo João Brant; a presidente do Iphan, Jurema de Sousa Machado; o secretário de Políticas Culturais, Guilherme Varella; e o assessor especial do ministro Gabriel Portela e, pelo MDIC, o diretor de fomento à inovação, Igor Manhães Nazareth, e os assessores especiais do ministro Mariana Polidorio e Oswaldo Cândido, sendo que este último foi designado interlocutor junto ao MinC.

Texto: Elaina Daher
Fonte: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura