Você está aqui:
A Caravana da Cultura, iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) que busca estreitar laços e ouvir demandas de artistas e gestores culturais, chegará na quinta-feira a Macapá (25) e na sexta-feira (26) a Parintins (AM). Esta é a sétima edição da Caravana, que já passou pelas cidades de Nova Olinda, Crato, Fortaleza (CE), São Luís (MA), Salvador, Cachoeira, Santo Amaro (BA), Belo Horizonte, Contagem (MG) e Santos (SP).Na capital do Amapá, a programação começa às 10h30, com uma visita à Praça das Artes (CEU- Centro de Artes e Esportes Unificados). Será assinado termo de posse do grupo gestor do CEU e termo de posse do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural.

Às 11h45, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, se encontra o governador do Amapá, Waldez Goés. Ao meio-dia, a Caravana segue para o encontro com integrantes do Fórum de Secretários de Cultura Municipais e do Conselho Estadual de Cultura, parlamentares e prefeitos.

Às 15h30, será realizada Roda de Conversa, com transmissão ao vivo pelo site e redes sociais do MinC. A Roda é um debate com artistas e agentes culturais que busca a formulação de políticas públicas para o setor.

Às 19h, a Caravana participa da inauguração da nova sede da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amapá e, às 20h30, participa do Arraiá do Meio do Mundo.

Na sexta-feira (26), antes do embarque para Parintins, às 9h, a Caravana visita o Museu da Fortaleza de São José de Macapá. Às 13h, em Parintins, Juca Ferreira e equipe participam de almoço com autoridades locais. Às 15, a comitiva do MinC participa do Encontro Afro Ameríndio e, às 20h, da abertura do 50º Festival Folclórico de Parintins.

Além do ministro Juca Ferreira, participam da Caravana os secretários da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), Ivana Bentes, de Políticas Culturais (SPC), Guilherme Varella, e de Articulação Institucional (SAI), Vinícius Wu, o coordenador-geral de Formulação, Difusão e Articulação de Programas e Projetos da Secretaria do Audiovisual (SAv), Luiz Sena, e os presidentes do Iphan, Jurema Machado, da Fundação Cultural Palmares (FCP), Cida Abreu, e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Carlos Brandão.

Texto:Karine Gonzaga
Fonte: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura