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22.06.2015 – 20:35

A importância econômica do Carnaval foi o tema da mesa redonda que contou com a presença do secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Guilherme Varella, na 2ª Feira de Negócios do Carnaval (Carnavália), realizada junto com o 2º Encontro Nacional do Samba, no Rio de Janeiro. “É preciso criar as condições para a indústria e o comércio do carnaval, para profissionalizar o setor objetivando ampliar sua participação na geração de emprego e renda e para mapear as cadeias produtivas. Porém, tudo isso sem perder a essência do Carnaval, que é a liberdade, a criatividade e o espírito público”, destacou.

Para Varella, é fundamental discutir a importância dos modelos de negócio e as formas de promover o desenvolvimento da economia do carnaval em todo o país. “Trabalhando com economias da cultura, o MinC reforçou a significância da economia dos grandes eventos no Brasil, cuja expressão maior está no Carnaval”, ressaltou.

O secretário ainda destacou ser essencial cuidar das duas dimensões componentes do Carnaval: a dimensão espetáculo – trazido pelas escolas de samba e grandes espetáculos dos sambódromos – e a dimensão participação – em que os foliões são protagonistas e tomam as ruas, organizando eles próprios sua festa, através principalmente do Carnaval de Rua. Ele ainda ressaltou a necessidade de pensar a cadeia da música, que é o elemento artístico integrador e, ao mesmo tempo, diferenciador das diversas manifestações carnavalescas Brasil afora. “Ressaltamos a riqueza dos diversos gêneros da música carnavalesca, como o samba, o frevo, o Axé, dentre outros”, afirmou.

A 2ª Feira de Negócios do Carnaval (Carnavália), realizada junto com o 2º Encontro Nacional do Samba, no Rio de Janeiro, ocorreu de 18 a 20 de junho. O evento reuniu representantes de toda a cadeia produtiva do setor – expositores brasileiros e de vários países, além de ícones do carnaval brasileiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura