Você está aqui:
18.6.2015 – 8:15

Hélio Eichbauer é um dos artistas brasileiros presentes à Quadrienal (Foto: Funarte)
Vinte e nove artistas brasileiros, entre cenógrafos, iluminadores e figurinistas, como Hélio Eichbauer, Serroni e Fernando Mello da Costa, vão participar da 13ª edição da Quadrienal de Praga: Espaço e Design da Performance. O evento, que ocorre desde 1967 na capital da República Tcheca, será realizado entre os dias 18 e 28 de junho de 2015 e terá como tema principal Espaço Compartilhado: Música, Clima, Política.
Assim como nas duas edições anteriores, a Representação Brasileira contou com apoio do Ministério da Cultura (MinC). Com recursos de R$ 500 mil, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) foi responsável por toda a logística de transporte. Enviou as esferas para as residências dos artistas, depois para São Paulo e finalmente para a Quadrienal.
A curadora adjunta Rosane Muniz reconheceu que a ajuda do MinC e da Funarte foi essencial para a Representação Brasileira. “Apesar do corte no orçamento, conseguimos o apoio. O dinheiro serviu para fazermos a pré-montagem no Cenotécnico de São Paulo, necessária para vermos como a obra ficará exposta, e o envio para a Quadrienal”, contou, acrescentando que todos os envolvidos trabalharam de forma voluntária há cerca de um ano.
Com curadoria geral de Ronald Teixeira, a Representação Brasileira vai apresentar durante a Quadrienal um projeto expositivo dos 29 artistas brasileiros, dentro do eixo “Política”. A obra, composta por esferas, se transforma aparentemente em uma árvore. Rosane Muniz explicou que a ideia foi criar uma rede de inter-relações, em que cada um colocou dentro desses objetos sua “confissão criadora”. “Eles trabalharam sem saber o que o outro estava criando”, contou.  Depois, as peças foram reunidas em São Paulo e tudo foi sendo “montado” em uma só estrutura, estabelecendo a relação entre seus criadores e ganhando a forma desenhada por Doris Rollemberg e Ronaldo Teixeira, designers do projeto expositivo.
Sobre a Quadrienal de Praga
O Brasil já conquistou duas vezes (1995 e 2011) a Triga de Ouro, o mais prestigiado prêmio na área cenográfica. Considerado o maior evento mundial na área da cenografia, a Quadrienal de Praga: Espaço e Design da Performance apresenta trabalhos contemporâneos nas áreas de figurino, cenografia, espaço da cena, iluminação, sonoplastia e arquitetura teatral para o teatro, dança, ópera, performances multimidiáticas e artes performáticas, entre outros.
Desde sua fundação, a Quadrienal conta com a participação de diversos países em seções competitivas. A Mostra dos Países e Regiões é o eixo central do evento e abriga a Mostra dos Estudantes, que visa revelar como tem se refletido o ensino da cenografia nas escolas em todo o mundo. Nesta edição, pela primeira vez, haverá participação de 14 escolas de cenografia, que vão apresentar 32 obras de estudantes de diversos estados brasileiros.
Serviço:
Mostra dos Países e Regiões
Doris Rollemberg e Rosane Muniz, curadoras adjuntas; Rafael Bicudo, pesquisa curatorial; Luiz Henrique Sá, conselheiro consultivo; Doris Rollemberg e Ronald Teixeira, designers do projeto expositivo.
Mostra Nacional Brasileira
Artistas convidados:
Adriano Guimarães (GO), Berna Reale (PA), Bia Junqueira (RJ), Caetano Vilela (SP), Camila Murano (SP), Cláudia de Bem (RS), Daniela Thomas (SP), Eduardo Tudella (BA), Fernando Marés (SC), Fernando Mello da Costa (RS), Flávio Gra (RJ), Freuza Zech-meister (MG), Hélio Eichbauer (RJ), João Marcelino (RN), José de Anchieta (PE), José Serroni (SP), Laura Vinci (SP), Lu Bueno (SP), Lúcia Chedieck (PA), Marcelo Denny (SP), Marcelo Lipiani (RJ), Márcio Medina (SP), Márcio Tadeu (SP), Marcos Flaksman (RJ), Marisa Bentivegna (SP), Nádia Luciani (PR), Nadja Naira (PR), Rosa Magalhães (RJ), Samuel Abrantes (RJ), Simone Mina (SP) e Thomás Ribas (RJ).
Mostra dos Estudantes
Núcleos de ensino participantes:
A Terreira da Tribo; Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Escola São Paulo; Espaço Cenográco; SP Escola de Teatro; Senai CETIQT; Universidade do Estado de Santa Catarina; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Universidade Federal de Goiás; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade Federal de Santa Maria; Universidade de Brasília; Universidade Estadual de Campinas; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Universidade de São Paulo; Universidade Estadual do Paraná; Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Fundação Nacional de Artes (Funarte)