Você está aqui:

Secretária Ivana Bentes integra delegação brasileira em Paris (Foto: SCDC)

12.6.2015 – 7:53

Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Ivana Bentes, integra a delegação brasileira no evento, que começou na última quarta-feira (10) e segue até esta sexta-feira (12), em Paris, na França.

“O Brasil está propondo abrir uma discussão específica em torno da cultura digital, das novas mídias, remuneração de artistas e produtores culturais e novos marcos para os direitos autorais nas plataformas de monetização globais”, explicou Ivana Bentes. “As grandes plataformas monetizam a diversidade cultural e o que ganham em publicidade, o que é ganho pelos acessos, pelo fluxo de dados, não retorna aos criadores e produtores culturais. Essa é uma questão estratégica reforçada pelo Brasil e pelo ministro Juca Ferreira”, destacou.

Também integrante da delegação brasileira, Marcelo Dantas, delegado permanente adjunto do Brasil no escritório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em Paris, ressalta a importância da Convenção de Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. “Desde o início, a Convenção tem levado os estados signatários a adotarem políticas culturais inovadoras. Isso ocorreu no Brasil, com a criação da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, e com programas como o Cultura Viva, o Mais Cultura e o Vale Cultura”, exemplificou. “A revisão dos mecanismos de fomento à cultura também se baseia no aparato conceitual da Convenção”.

Sobre a Convenção

A Convenção de Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da Unesco foi adotada pela Conferência Geral da Unesco em 2005 e ratificada pelo Brasil em 2007. O documento, cuja elaboração contou com participação decisiva do Brasil, visa permitir, nos estados partes, a implementação de políticas culturais robustas voltadas à proteção e à promoção da diversidade cultural.

Texto: Cecília Coelho
Fonte: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura