Você está aqui:
O Ministério da Cultura (MinC) está em contagem regressiva para dar mais um passo na construção da Política Nacional das Artes (PNA), conjunto de políticas públicas consistentes e duradouras para as artes brasileiras. As discussões têm como ponto de partida o conteúdo produzido pelos Planos Setoriais dos Colegiados Setoriais, debates, conferências e estudos realizados pelo Sistema MinC.
O projeto contribuirá para a renovação da Funarte (Fundação Nacional das Artes), entidade vinculada ao ministério, responsável pelas políticas de fomento para artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro.
O seminário de lançamento do processo elaboração da Política Nacional das Artes será no dia 9 de junho, das 9h às 18h, na sede da Funarte, no Rio de Janeiro. A programação inclui apresentações e discussões dos Planos Setoriais além de manifestações artísticas
O debate sobre cada uma das linguagens artísticas – artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro –  será aprofundado em quatro momentos: a) série de seminários que serão realizados em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa, b) encontros setoriais, c) reuniões presenciais com a equipe da Caravana das Artes, que passará por todos os estados e o Distrito Federal, ao longo de cerca de um ano, para debater propostas para todas as linguagens, e d) plataforma digital, que será aberta para receber sugestões de toda a sociedade pela internet.
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o presidente da Funarte, Francisco Bosco, já participaram de três encontros com grupos de representantes das artes circenses, cênicas e da música para tratar dos desafios, demandas e diretrizes dos setores. As demais linguagens também serão convidadas para debates específicos.
Texto: Camila Campanerut
Fonte: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura