Você está aqui:

Missões Jesuíticas serão avaliadas como Patrimônio Cultural do Mercosul (Foto: Governo do Rio Grande do Sul)

Começa nesta quarta-feira (26) a XI Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul. O evento, que segue até o dia 30 de maio, em Jaguarão (RS), tem como objetivo apresentar os resultados, diretrizes e definições das atividades debatidas nas reuniões dos Comitês Técnicos da área de Patrimônio Cultural, que vêm ocorrendo desde o dia 23 de abril.

Na programação desta quarta-feira, dentre outras atividades, serão realizadas duas sessões para avaliação das Missões Jesuítas Guaranis, Moxos e Chiquitos e da pajada, forma de poesia improvisada vigente na Argentina, no Uruguai, no Chile e no sul do Brasil, para reconhecimento desses bens como Patrimônio Cultural do Mercosul.

A Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul ocorre em presidências temporárias, que se revezam a cada seis meses entre os países membros plenos do bloco. Nesse semestre, a presidência pro tempore pertence ao Brasil. Com isso, o país fica responsável por empreender ações que favoreçam o esforço de convergência e de integração regional.

A questão da cultura é vista como uma variável que pode favorecer o diálogo e os esforços de integração. Nesse contexto, em cada temática da política pública voltada para integração regional, cabe a uma organização empreender e responder pelos esforços daquela presidência pro tempore nas áreas de sua competência institucional.

As reuniões desse semestre no campo do patrimônio e museus são, respectivamente, de responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Ponte Barão de Mauá

O foco central pretendido pela Presidência pro tempore do Brasil 2015 na XI Reunião da CPC é a conclusão dos procedimentos de reconhecimento do primeiro bem cultural como Patrimônio Cultural do Mercosul: a Ponte Internacional Barão de Mauá, localizada na fronteira do Brasil com o Uruguai.

Para tanto, está marcada para o dia 30 de maio, em Jaguarão (RS), a cerimônia de reconhecimento da ponte, com a entrega oficial do Certificado de Patrimônio Cultural do Mercosul às autoridades brasileiras e uruguaias presentes. Também será lançado o dossiê da Ponte Internacional Barão da Mauá, iniciando a série de publicações da CPC, entre outras ações. O desafio é encontrar formas de viabilização que gerem diálogo, coesão e desenvolvimento regional a partir do patrimônio.

Serviço
XI Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul – XI CPC:
Data: 27 a 30 de maio de 2015.
Local: Jaguarão, RS.
Participantes: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Suriname e Venezuela.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-Ministério da Cultura