Você está aqui:

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado em União dos Palmares em Alagoas, já tem R$ 1.9 milhão empenhado para a concretização das obras de pavimentação e de galeria pluvial. O assunto tratado foi definido nesta sexta-feira (20) em audiência entre o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP/MinC), Hilton Cobra, e o ministro do Turismo (MTur), Vinícius Lages.

Sobre a importância da reunião, o presidente da FCP falou em parcerias. “A Palmares está unindo os poderes federal, estadual e municipal com o objetivo de atender as demandas de infraestrutura da Serra da Barriga. Para nós, é indispensável explorar o potencial histórico, turístico, informativo e educacional que a Serra tem a oferecer,” disse se referindo à Serra da Barriga, onde está localizado o Parque.

“Cumprimos uma primeira etapa que é a garantia do recurso. Hoje, existe recurso empenhado e contrato assinado para a execução da obra de pavimentação do acesso à Serra”, afirmou Alexandro Reis, diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da FCP.

Segundo ele, o processo que está em tramitação desde 2013 entra, a partir dessa reunião, em uma nova etapa: o encaminhamento é que até o mês de abril a FCP, o MTur, o MinC, o Governo de Estado de Alagoas e a prefeitura de União dos Palmares se organizem para apresentar à Caixa Econômica o projeto que norteará as obras. Pretende-se licitar a obra até julho.

Também esteve em pauta no encontro, proposta que inclui o desenvolvimento da cultura e do turismo ecológico no município de União dos Palmares. De acordo com Reis, é forte a possibilidade de contribuição por parte do Ministério para a promoção e divulgação dos potenciais ainda não explorados da área.

Ainda no mês de abril será concretizada uma agenda de visitas entre os representantes dos órgãos envolvidos, MTur e MinC ao Parque Memorial.

Fonte: Fundação Cultural Palmares