Você está aqui:

19.2.2015

O painel, elaborado coletivamente, nasceu de uma oficina coordenada pelo artista paraense Guataçara Brasil. Dona Odete apresenta a obra que é a marca do CEU no Parque Meia-Lua.

A dona de casa Odete de Pádua (64), moradora há mais de 30 anos do bairro Parque Meia-Lua, em Jacareí (SP), está surpresa com o envolvimento da comunidade local na construção e concepção do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), inaugurado este mês na cidade. “Eu nunca tinha visto a comunidade ajudar a decidir as coisas como vai ser agora”. Entusiasmada, dona Odete fala da participação na pintura do painel, que simboliza a marca do local. “Fizemos como se fôssemos montar um vestido. Riscamos na folha de papel, passamos na madeira e pintamos”.

O CEU, programa do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com órgãos federais e estaduais, é um espaço de promoção de atividades físicas, ações culturais, práticas esportivas e de lazer, serviços socioassistenciais, qualificação profissional, inclusão digital e prevenção da violência, localizado em regiões de alta vulnerabilidade social.

Moradora do Parque Meia Lua há 20 anos, Ana Cristina Correa (48) conta como foi fazer parte desse processo. “Cada encontro de mobilização que aconteceu reuniu mais de 50 pessoas e fizemos uns cinco. Depois disso tivemos algumas oficinas e uma delas gerou a obra de arte linda para ser o cartão postal do nosso CEU”, revela Ana. A moradora relata ainda sua preocupação. “Temos muitos adolescentes que não tinham opções e agora terão oportunidade de se desenvolver. Sei que este espaço vai tirar muitas crianças da rua. Fiquei encantada com a sala de teatro e posso ver nos olhos das pessoas a alegria de ter algo assim para nós. Um teatro, uma sala com computadores para nossas crianças é mesmo muito emocionante”, afirma Ana Cristina.

“Acho que muita coisa vai mudar por aqui. Quero que Cauã (03), meu filho, vá para a biblioteca para aprender a gostar de ler. Eu nunca fui ao teatro, ao cinema já fui. Acho que vou gostar de teatro”, declara a jovem Flávia Arruda, de 19 anos.

Para Anderson Bezerra (28), que reside a cinco minutos do CEU, “este lugar vai induzir os jovens ao esporte, longe das ruas”. “Nossos jovens vão poder desenvolver seus dons culturais e vai ter coisa para todas as idades fazerem por aqui. Se eu fosse dar uma nota, daria nota 10 para este lugar da família”, afirma.

O CEU do Parque Meia-Lua deverá atender, aproximadamente, 30 mil moradores de quatro bairros da cidade. “Esta conquista representa mais um passo na inclusão social desta comunidade”, declara o prefeito Hamilton Ribeiro Mota. “Com a impressionante mobilização que vocês realizaram, os frutos que iremos colher só podem ser o desenvolvimento dos talentos, a superação dos problemas, a ampliação da qualidade de vida desta comunidade”, conclui o chefe da Representação Regional do MinC em São Paulo, Valério Bemfica.

Sobre os CEUs
Os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

Por meio da parceria entre Ministério da Cultura (MinC) e outros órgãos federais e estaduais estão sendo construídos 357 CEUs, com unidades já inauguradas nas cinco regiões do país.

A gestão dos CEUs é compartilhada entre as prefeituras e a comunidade, com a formação de um Grupo Gestor, que fica encarregado de criar um Plano de Gestão, e também conceber o uso e programação dos equipamentos.

Veja a matéria completa em: http://goo.gl/Tn2qG3

Fonte: Assessoria de Comunicação Ministério da Cultura c/ informações da Representação Regional de SP