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5/12/2014

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou a lista de projetos selecionados pelo edital Escola: lugar de brincadeira, cultura e diversidade, que dará 40 prêmios de R$ 10 mil a centros de educação infantil públicos, conveniados ou comunitários que desenvolvam práticas lúdicas, artísticas e culturais voltadas à promoção e à valorização da diversidade. A relação dos contemplados está disponível no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (5/12).
Promovido em parceria com a Unidade Federal do Ceará (UFCE), o prêmio tem o objetivo de
identificar, reconhecer, fomentar e incentivar práticas lúdicas, artísticas e culturais nas instituições públicas de educação infantil, que desenvolvem ações comprometidas com a infância e a diversidade, tendo o brincar como principal linguagem e manifestação cultural. “Queremos valorizar o brincar, as praticas artísticas e a diversidade cultural na educação infantil”, destaca o secretário de Políticas Culturais do MinC, Américo Córdula.
As iniciativas selecionadas estão referendadas na cultura da infância e têm como foco um dos seguintes pontos:
  • A valorização da identidade local, propiciando a interação e o conhecimento das crianças sobre as manifestações e tradições culturais brasileiras que abarquem a transmissão de saberes e fazeres por intermédio de práticas e/ou da oralidade entre as diversas culturas e gerações, próprias de suas comunidades: seus costumes, culinárias, memória, contos populares, práticas construtivas, lendas, mitos, provérbios, crenças, adivinhas, cantigas/canções, danças, altos, romanceiros e outros.
  • Reconhecimento, valorização e respeito à interação das crianças com as diversas etnias que compõem o território brasileiro, tais como elementos das manifestações de povos e das culturas negras e afro-brasileiras, indígenas, cigana, rurais, dos povos ribeirinhos, da floresta, de influência oriental, latina ou europeia.
  • Respeito e consideração às relações de gênero em uma perspectiva da promoção da igualdade, diversidade e identidade de gênero; múltiplas formas de relação e de modelos familiares, trabalhando de maneira afirmativa questões que se distanciem de estigmas socialmente construídos.
  • Valorização do pensamento, criatividade, expressão, opinião, interações e brincadeiras, favorecendo a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, cênica, plástica, dramática, circense, musical, audiovisual e outros.
Fonte:Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura