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Colocar a Cultura e a Educação para dialogar é uma questão que vem sendo almejada há 12 anos pelos dois Ministérios (MEC e MinC). A interdependência entre Educação e Cultura, que também norteia a nova Missão da Fundação Joaquim Nabuco definida em seu recém-formatado Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), será debatida nos dias 10 e 11 de dezembro, no Recife, com presenças de especialistas (acadêmicos e curadores e representantes do governo federal).

O seminário “Conexões: Educação, Cultura e Arte”, promovido em parceria pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj/MEC), o Ministério da Cultura (MinC) e o Mestrado em Educação, Cultura e Identidades (UFRPE/Fundaj) deve contribuir para que as discussões teóricas resultem em políticas públicas que coloquem os Ministérios trabalhando em sintonia, ao mesmo tempo em que a Fundaj reforça seu novo perfil de atuação, que também será pautado na interdependência entre essas duas áreas a partir de agora.

“Trabalhar Educação de uma forma plural (e não meramente como Ensino Formal) e a Cultura como uma necessidade básica do cidadão (distinguindo a Cultura da Arte; ‘Cultura é regra, arte é exceção’ – citando Jean-Luc Godard): esse é o objetivo do seminário”, explicou a diretora da Fundaj, Silvana Meireles.

Da área cultural o “Seminário Conexões: Educação, Cultura e Arte” terá como convidados internacionais o curador do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Espanha), João Fernandes; e o curador do Centro de Artes Visuais/Museu do Barro,  autor da Lei Nacional de Cultura do Paraguai e ex-Ministro da Cultura daquele país, Tício Escobar e a Profa. Dra. Isaura Botelho, especialista em políticas culturais.

Os acadêmicos convidados são o Doutor em Ciências Sociais Daniel Mato, argentino que atuou como coordenador do projeto “Diversidad Cultural y Interrculturalidad em Educación Superior”, da Unesco; e a professora Maria Adelaida Jaramilo González, da Universidade de Antioquia, Colômbia, que coordenou a Proposta de uma Política Nacional de Cultura para a Educação Superior na Colômbia (2008) e o Plano de Desenvolvimento Cultural de Medellín (2011-2020).

O MEC e o MinC serão representados, respectivamente, por Gesuína Leclerc e Kelly Alves, que debaterão as políticas públicas de interdependência entre Educação e Cultura e prática na implementação dessas políticas; com mediação dos pesquisadores da Fundaj Moacir dos Anjos, curador de Artes Visuais, e Cibele Rodrigues, da Coordenação Geral de Estudos Educacionais (CGEE), que desenvolve pesquisa de avaliação do projeto Mais Educação, do MEC.

Fonte: Fundaj