Você está aqui:

O município de Formosa (GO), cidade que fica na região do Planalto Central, a 60 km de Brasília, ganhou um CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados). A cerimônia de inauguração do equipamento, o primeiro do estado de Goiás, foi realizada no último dia 20 e contou com a participação de diversas autoridades locais, além de apresentações culturais e participação de centenas de pessoas, entre crianças, jovens e idosos.

Erguido em uma praça de três mil metros quadrados, o CEU fica no bairro do Parque Lago, região periférica na região sul da cidade. “Trata-se de uma localidade muito carente, com índice de vulnerabilidade altíssimo. O CEU representa uma grande possibilidade para o lugar”, Anna Lopes, assessora parlamentar do Ministério da Cultura, que representou o órgão no ato.

O complexo conta com salas multiuso, biblioteca, lab multimídia, cineteatro com capacidade de 60 lugares, quadra de eventos, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada. A sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) também será transferida para o centro. Cada CEU também recebe do governo federal o total de 2 mil livros para iniciar o acervo da biblioteca e um kit de filmes da Programadora Brasil para a realização de mostras de cinema.

O CEU será administrado por um Grupo Gestor, formado por representantes da prefeitura e da própria comunidade, configurando uma gestão compartilhada. O objetivo é desenvolver um Plano de Gestão e de Usos e Programação do centro. Além disso, o Ministério da Cultura vai apoiar o CEU no processo de mobilização social para ocupação do equipamento, por meio do Mapeamento dos Territórios de Vivência. Saiba mais aqui. “É muito importante que a população se aproprie desse espaço para desenvolver os talentos da cidade. Consultem o ministério, por meio da Secretaria da Economia Criativa, para conhecer os programas e projetos de apoio e ajudem a construir esse mapeamento”, afirmou Anna Lopes durante seu pronunciamento pelo ministério.

Juventude Viva

A secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, participou da inauguração do CEU em Luziânia e, na ocasião, assinou o decreto de instituição do Comitê Gestor Intersetorial do Plano Juventude Viva (PJV). Formosa é o quarto município do estado de Goiás com maior índice de mortalidade de jovens negros.

Entre as atribuições do Comitê, compete o acompanhamento e monitoramento das ações de execução dos programas que compõem o PJV; promover a articulação entre os órgãos que executem ações no âmbito do Plano; orientar e apoiar a implementação do Juventude Viva; e estimular o desenvolvimento de ações e programas, no âmbito do PVJ, que contribuam para reduzir a vulnerabilidade da juventude negra à violência.

Em setembro do ano passado o PJV chegou oficialmente ao Distrito Federal e cidades do Entorno. Além da capital do País, os municípios de Águas Lindas de Goiás, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Valparaíso e Santo Antonio do Descoberto, todas do estado de Goiás que fazem divisa com o as cidades do Distrito Federal, receberam o Plano Juventude Viva. O principal objetivo do PJV é reduzir os índices de violência contra os jovens negros, que são as principais vítimas de homicídios no Brasil.

Fonte: Ascom/MinC