Você está aqui:

Ministério da Cultura deu início ao processo de ativação dos Territórios de Vivência onde estão inseridos os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) de todo o país. São chamados Territórios de Vivência as áreas envoltórias aos CEUs, nas quais se estabelecem as redes socioculturais e o cotidiano de vida da comunidade, que correspondem a um raio de médio de até 50 km desses locais.

O objetivo é concluir a primeira etapa do mapeamento sociocultural dos territórios, um levantamento para identificar pessoas, grupos, instituições e entidades que desenvolvem ações comunitárias, sociais ou culturais e podem contribuir para a ocupação do equipamento.

Além disso, os encontros são uma oportunidade para debater com os gestores dos CEUs o Plano de Gestão e de Usos e Programação dos espaços, entre outras ações. A idéia é fortalecer e ampliar o envolvimento e a participação das comunidades locais nesses equipamentos. Todo o trabalho é realizado conjuntamente pelo Minc e as prefeituras municipais.

“A gestão do CEU é feita por um Grupo Gestor composto pela prefeitura e lideranças comunitárias. Para potencializar a participação social, o MinC realiza um amplo mapeamento sociocultural dos Territórios de Vivência dos CEUs e, na sequencia, os mapas são amplamente divulgados como estratégia de mobilização das comunidades locais”, explica Isadora Tami Tsukumo, coordenadora geral de Desenvolvimento Territorial da Secretaria da Economia Criativa do Minc.

O passo seguinte, acrescenta, é a ativação do território de vivência, na qual a equipe do MinC vai ao município e a comunidade é convidada para uma reunião no CEU com participação da prefeitura, do Grupo Gestor e dos principais líderes e agentes culturais mapeados. “Nesta reunião é feita a qualificação do mapeamento sociocultural e inicia-se a elaboração participativa do programa de ocupação do CEU”, aponta.

As visitas começaram ao longo da última semana de abril, com encontro técnico em Curitiba (PR) entre representantes do ministério, da Secretaria de estado da Cultura com gestores de 10 CEUs do estado Paraná (Apucarana, Arapongas, Campo Largo, Cascavel, Pato Branco, Toledo, Cambé, Pinhais e Quatro Barras). A reunião também contou com participação de representantes do Programa Incubadoras Brasil Criativo, do ministério.

Os demais encontros de ação participativa serão realizados in loco em cada CEU. O trabalho será executado com a colaboração de pesquisadores do “Programa Centros de Artes e Esportes Unificados – Rede Cidadania e Qualidade de Vida”, parceria entre o Minc e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para desenvolvimento de ações visando fortalecer as condições socioculturais dos territórios e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da saúde da população.

A programação dos encontros foi definida em três momentos. Na parte da manhã (9h às 12h30) a equipe do ministério fará visitas na comunidade envoltória do CEU para entrevistar atores socioculturais previamente identificados e conhecer a realidade do território. No período da tarde (14h às 17h) será realizada uma reunião com o Grupo Gestor do CEU e representantes da Prefeitura local. A pauta inclui discussão sobre Plano de Gestão, Usos e Programação, consolidação do Grupo Gestor e Mapeamento do Território de Vivência. A última etapa do encontro (18 às 21h) será uma oficina ampliada com poder público local e sociedade civil para validar, complementar e ampliar o mapeamento sociocultural que o ministério está desenvolvendo e construir uma agenda de mobilização social e articulação social com o Grupo Gestor do CEU.

Confira as cidades e as respectivas datas do Encontro de Ação Participativa do CEU:

– CEU Santa Bárbara D’Oeste (SP) – 6/5 (em conjunto com os CEUs de Itapira, Araras, Catanduva, Presidente Prudente, Andradina, Rio Claro, Mirassol, Sertãozinho, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Várzea Paulista, Campinas, São Carlos, Registro, Matão e Penápolis)

– CEU Colatina (ES) – 8/5

– CEU Araguari (MG) – 8/5

– CEU Erechim (RS) – 8/5

– CEU Sorriso (MT) – 12/5

– CEU São Félix do Xingu (PA) – 12/5

– CEU Chapecó (SC) – 13/5

– CEU São Bento do Sul (SC) – 14/5

– CEU Barbalha (CE) – 14/5

– CEU Ceará-Mirim (RN) – 19/5

Os resultados da validação do mapeamento sociocultural desses municípios será apresentado durante a Teia Nacional da Diversidade, do Ministério da Cultura, que ocorre de 19 a 24 de maio, em Natal (RN). Os outros encontros de ativação serão agendados a partir de junho.

Publicação: Ascom / MinC